Sopa fria de Pepino e Abacate
Sopa fria? Sim apesar de entre nós não ser muito usual, apenas temos uma sopa fria bem tradicional, o Gaspacho. Os espanhóis também o têm, um bocadinho diferente do nosso. Na Europa Central e de Leste têm a Borsch feita com beterraba e natas.
Talvez a sopa fria mais conhecida seja a Vichyssoise, francesa, mas há também alguns consommés frios na gastronomia francesa. Hoje as sopas frias estão a ocupar o seu espaço e já é habitual vê-las de meloa, pepino, tomate, pimento etc., etc,.
No verão são uma boa entrada, e podemos impressionar a nossa família e amigos com misturas surpreendentes e inusitadas. Mas não pense que de uma receita de sopa quente, a pode transformar em sopa fria, só porque a põe num frigorifico. As sopas frias são “vaidosas”, e querem ingredientes que se sintam bem frios e que ao saborearmos uma sopa fria estejamos a saborear um prato diferente.
Hoje resolvi pegar na sopa já tradicional de pepino e juntei abacate.
Espero que gostem.
Sopa Fria de Pepino e Abacate
Ingredientes:
1 abacate bem maduro
1 pepino
½ chávena de iogurte grego natural
1 cebola pequena
1 raminho de salsa ou de coentros
sal q.b.
pimenta q.b.
1 limão, só o sumo
½ malagueta
1 c. de chá de azeite
2 chávenas de água
Preparação:
Retire a casca à cebola, descasque o abacate e o pepino, retirando-lhe depois as sementes. Corte a malagueta ao meio e retire-lhe as sementes.
Numa Bimby, ou noutro processador de alimentos, coloque todos os ingredientes e bata bem até ficar com um creme bem homogéneo.
Leve ao frio até á hora de servir.
Sirva decorado com salsa e uma rodela fininha de pepino.
Bom apetite.