Croquetes de Sobras de Peru com Amendoins

Croquetes de Sobras de Peru com Amendoins

E lá volto eu ás sobras. Nunca é demais falarmos nisto. Muitas pessoas dizem que não gostam de sobras, talvez porque só as reaqueçam e não as reutilizem.

Estes croquetes foram feitos com as sobras do peru recheado do Natal. Em vez de só o aquecer, dei-lhe uma vida nova, com uma nova receita.

Cá em casa todos gostamos de croquetes, e eu sempre fui habituada a tê-los em casa da minha mãe, assim como os pastéis de bacalhau e os rissóis.

Uma vez por mês faziam-se uns, depois outros e repunha-se o stock no congelador.

A minha mãe diz que fazem sempre jeito para uma falta, ou quando chega alguém, sem aviso, para jantar.

Já me habituei a fazê-los todos, apesar de durante muitos anos ser a minha mãe que os fazia e que depois eu levava para casa.

Voltamos aos croquetes. Sou exigente. Têm de ter boa carne, bom recheio, com bom Béchamel grosso, nem demasiado duros, nem demasiado moles.

Muitos croquetes que comemos fora, para além da carne ser duvidosa, eles são “secos” com pão ralado, por isso os achamos tão secos por dentro. Quando são bem feitos com todos os passos, boa carne, bem confecionada, bem triturada, bom creme, não precisam de ingredientes para os deixar no ponto. Não sendo muito tradicional, gosto de usar amendoins nos croquetes, para os enxugar para além do sabor que dão.

Para além de lhe dar sabor, eles vão ligar a carne com o creme deixando os croquetes macios, sem ficarem moles.

Espero que gostem.

 

Croquetes de Peru com amendoins

 

Ingredientes:

Sobras de peru recheado +/- 500 gr.

1 cebola

1 dente de alho

um fio de azeite

2 cravinhos

100 ml de vinho branco

salsa

¼ chávena de amendoim

2 ovos

pão ralado

 

Molho Béchamel:

100 gr de manteiga

150 gr de farinha

250 ml de leite

sal q.b.

pimenta q.b.

noz moscada q.b.

 

Preparação:

Pique a cebola com o alho e num tacho coloque-os com um fio de azeite e deixe amaciar. Pique grosseiramente a carne num processador, não a queremos em papa. Junte-a ao tacho, com a salsa picada e o vinho. Deixe cozinhar. Retire do lume e junte os amendoins picados, envolva bem.

Faça o molho béchamel:

Derreta a manteiga num tacho, e assim que derreter, junte a farinha de uma só vez. Mexa sempre enquanto a farinha absorve a manteiga, quando tiver uma bola, comece a juntar o leite aos poucos, mexendo sempre com uma vara de arames. Deixe engrossar, este tem de ficar bem grosso. Tempere com sal, pimenta e noz moscada.

Junte a carne ao Béchamel ainda quente, envolva.

Guarde no frigorifico, até estar completamente frio.

Coloque os ovos batidos num prato, noutro o pão ralado. Molde os croquetes na mão, comece por fazer uma bola, depois role na bancada polvilhada com pão ralado e faça o formato tradicional, o charuto. Também pode fazer em bolinhas.

Passe o croquete pelo ovo e depois pelo pão ralado.

Leve-os ao congelador. Se os quiser utilizar no mesmo dia em que os faz, não passe esta etapa de os congelar. Os croquetes têm de ser fritos congelados, senão desmancham-se.

Frite-os em óleo bem quente a 180º, depois deixe escorrer num papel absorvente.

 

Bom apetite.

 

Dica: Este recheio foi simples, não acrescentei nem chouriço, nem bacon, como se os fizesse com carne assada. A carne de peru utilizada já era recheada. Já tinha muitos temperos e o recheio com chouriço e salsicha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Queijadas de Laranja

Queijadas de Laranja

Sfoglatielle com Nutella

Sfoglatielle com Nutella