Coroa de Fim de Ano
O uso na culinária e não só, de coroas e grinaldas, durante o Natal e o Ano Novo tem raízes em tradições culturais e com muito simbolismo.
Fazemos bolos em feitio de coroas e grinaldas, colocamo-las também nas portas, nas lareiras etc.
Porquê? Em muitas culturas são símbolos da prosperidade e boa sorte.
Muitas das tradições associadas a esta época têm raízes também pagãs que celebravam o solstício de inverno. Coroas eram adornadas com pinheiro e azevinho, com velas, etc. etc.
Têm também tradições cristãs como a coroa do advento.
É por tudo isto que vemos tranças, coroas e grinaldas a encherem as nossas mesas e portas.
Para finalizar as festas não quis deixar de fazer mais uma coroa, desta vez com massa filo e queijo com ervas, dos queijos santiago. A minha última entrada de 2023.
Espero que gostem.
Coroa de Fim do Ano
Ingredientes:
1 embalagem de massa filo
Manteiga derretida q.b.
2 embalagens de queijo creme com ervas, usei dos queijos santiago
Romãs ou groselhas para decorar
Preparação:
Pincele uma folha de massa com manteiga derretida e fria. Na ponta mais estreita da massa, coloque 3 colheres de sobremesa de queijo, separadas. Uma a cada ponta e uma ao meio. Deixe uma borda tanto em cima como de lado.
Dobre a ponta da massa sobre o queijo e volte a dobrar, veja o vídeo. Dobre as pontas da massa, agora vai ter um retângulo. Acabe de puxar a massa sem nada, em harmónio, dobre a massa sobre a primeira tira.
Corte com uma tesoura a massa em três pedaços, ficando cada um com o queijo dentro. Aperte as pontas da massa e coloque-as numa tarteira. Repita o processo até encher a tarteira.
Pincele a massa novamente com a manteiga derretida, leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 20 a 25 minuto. Ou até a massa estar cozida e dourada.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco, decore com as romãs.
Sirva de imediato.
Bom Apetite.