Carpaccio de Beterraba, com Queijo Feta e Molho de Manteiga de Amendoim
As beterrabas, dizem que cresceram nos jardins suspensos da Babilónia. Na Idade Média, serviam para rechear tortas. Os Gregos já consumiam as suas folhas, as raízes ficavam destinadas ás cerimónias dos Deuses.
Mas este legume de cor avermelhada, embora haja de outras cores, não é muito consensual. Alguns dizem que sabe a terra e é verdade. Pois elas têm um componente químico chamado “geosmina” que é responsável pelo aroma e sabor que os nossos sentidos associam a terra molhada.
E só no século XVIII se descobriu a maneira de produzir sacarose através dela. E também foi o século em que a beterraba ganhou maior protagonismo na cozinha, graças a chefes Franceses, que a começaram a assar e a chamar-lhe iguaria.
Hoje resolvi fazer uma entrada com elas. Simples, bonita e saborosa. Carpaccio, nome associado á carne e ao peixe, cortados em fatias muito fininhas. Mas essa explicação deixo para outra altura.
Agora veja esta receita que é tão fácil, que nem vai achar que é uma receita.
Espero que gostem.
Carpaccio de Beterraba, com Queijo Feta e Molho de Manteiga de Amendoim
Ingredientes:
2 beterrabas
queijo feta
um fio de azeite
sal q.b.
pimenta q.b.
amendoins q.b.
rúcula
Para o molho:
1 c. de sopa de manteiga de amendoim
1 c. de sopa de mostarda Dijon
3 c. de sopa de azeite
1 c. de sopa de vinagre balsâmico
1 limão, só o sumo
sal q.b.
pimenta q.b.
Preparação:
Coloque as beterrabas em papel de alumínio, tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Embrulhe e leve ao forno a 220º durante 45 minutos, mas confira sempre com uma faca. Depende do tamanho da beterraba.
Deixe arrefecer completamente. Corte em fatias bem fininhas. Uma mandolina ajuda.
Num prato disponha as fatias em leque, coloque por cima rúcula e no meio esfarele queijo Feta. Decore com amendoins torrados.
Faça o molho, junte o azeite, o vinagre e emulsione, depois junte a mostarda e a manteiga de amendoim e volte a emulsionar. Tempere com sal e pimenta e agite bem.
Sirva como entrada.
Bom Apetite.
Dica: Coza sempre as beterrabas com casca e só depois as descasque, senão elas perdem a cor.
Use luvas para cortar as beterrabas cozidas.