Compota de Laranja com Baunilha
As compotas são feitas essencialmente no final do verão e no outono. É a época onde os frutos e legumes estão no seu esplendor.
Mas o inverno também nos brinda com frutos maravilhosos para as podermos fazer, principalmente os citrinos.
Têm chegado cá a casa muitas laranjas, oferta de familiares e eu não podia deixar de fazer uma das compotas de que mais gosto, de laranja.
Tenho várias receitas no blog, mas o Célio do @sweetgula, tem uma receita de compota de laranja sanguinária com baunilha. Achei que devia ser deliciosa e resolvi por mãos á obra.
Tenho pena de não ter feito a compota com as laranjas sanguinárias, mas por aqui não se encontram, nem são habituais nos pomares.
Plantei uma no meu, mas ainda está pequena.
Quanto á baunilha, uma das especiarias mais caras do mundo, comprem de boa qualidade, acreditem que faz toda a diferença. A que usei é da Koro, e podem comprar on-line e aproveitar o desconto com o meu código, HORTAPAKORO.
Espero que gostem.
Compota de Laranja com Baunilha (receita sweet gula)
Ingredientes:
1 kg de laranjas com casca
1250g de açúcar
2 vagens de baunilha, usei da Koro
500ml de sumo de laranja
1 limão
Preparação:
1. Corte as laranjas e o limão em rodelas muito finas (se possível, recorra a uma mandolina), retire e descarte os caroços se existirem e coloque numa taça tudo. Cubra com o suco de laranja e deixe macerar por pelo menos 8-10 horas.
2. Coloque os frutos num tacho juntamente com o líquido. Leve o tacho ao lume e deixe cozinhar em lume brando até as cascas de laranja amolecerem (cerca de 25-30 minutos).
3. Adicione o açúcar e a baunilha. Corte na longitudinal as vagens de baunilha e com uma faca raspe as sementes e junte às laranjas. Coloque também as vagens no tacho.
4. Leve o tacho novamente ao lume e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 1 hora, até a compota ganhar consistência. Se a compota não tiver ainda a consistência desejada (ver notas acima) deixe cozer durante mais alguns minutos.
5. Distribua a compota por frascos previamente esterilizados e com tampa hermética. Feixe os frascos de imediato e vire-os ao contrário, deixando-os assim até congelarem por completo e, desta forma, ganharem vácuos naturais que ajudam a compota a preservar-se por mais tempo.
Notas:
· Para verificar a consistência da compota, no final da receita, coloque 1 c. (chá) de compota num prato bem frio, deixe esfriar um pouco e passe com o dedo. Se a superfície da compota enrugar é porque está no ponto.
· Para esterilizar os frascos, coloque-os em água bem quente durante 10 minutos ou aqueça-os no forno aquecido a 100ºC, durante 10 minutos. Deverá enchê-los ainda mornos e depois de cheios devem ser virados ao contrário para ganharem vácuos.
· A compota conserva-se, sem abrir o frasco, durante cerca de 6 meses.