Gaspacho de Cerejas

Gaspacho de Cerejas

Começa o tempo quente. Não sou fã e preciso muito de me refrescar. Para além da água e mais alguns líquidos como o chá e o café, nestes dias de verão muito quentes gosto de fazer sopas frias.

O gaspacho é uma delas.

Gaspacho é sinónimo de sopa fria. E no verão é o que se pretende. O gaspacho é um prato simples, de legumes triturados e há muitos séculos atrás era uma sopa de gente pobre. Tinha pouco: Água, pão, azeitonas e mais alguns legumes. A influência é árabe, mas é conhecido em todo o Mundo, como uma receita espanhola, mais propriamente da Andaluzia. Por cá também temos o nosso gaspacho, mas não é triturado. O nosso tem os legumes cortados com fatias de pão e água.

O gaspacho sofreu muitas variações e hoje ele está na carta dos melhores restaurantes, com a introdução de outros ingredientes, para além dos clássicos.

Também eu me rendi a essas variantes e aqui vos trago um gaspacho de cereja, para aproveitar as do Fundão, que têm chegado cá a casa e são deliciosas.

 

Espero que gostem.

 

 

Gaspacho de Cerejas

 

Ingredientes:

700g de tomate de cacho ou coração de boi bem maduro

1 cebola

1 dente de alho

½ pepino, sem sementes

250g de cerejas, sem caroço + para decorar

½ pimento encarnado

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

¼ de chávena de vinagre de vinho branco

¼ de chávena de azeite, usei da cooperativa de Moura e Barrancos

1 chávena de água

3 hastes de manjericão + para decorar

Queijo feta para decorar

Sementes a gosto para decorar

 

Preparação:

Numa Bimby ou em outro processador coloque o tomate, o pepino sem sementes, as cerejas descaroçadas, o pimento limpo de partes brancas, o dente de alho, a cebola, sal, a pimenta e o manjericão, bata até ter reduzido tudo a puré. Adicione a água, o vinagre e o azeite e bata novamente. Rectifique temperos.

Leve ao frio pelo menos 3 horas.

Na hora de servir, decore cada taça com queijo feta esmigalhado, sementes a gosto e uma haste de manjericão. Regue com um fio de azeite.

Se gostar acrescente gelo.

 

Bom apetite.

Gelado de Curcuma e Água de Rosas

Gelado de Curcuma e Água de Rosas

Cheesecake de Forno com Molho de Cerejas

Cheesecake de Forno com Molho de Cerejas