Gaspacho de Cerejas
Começa o tempo quente. Não sou fã e preciso muito de me refrescar. Para além da água e mais alguns líquidos como o chá e o café, nestes dias de verão muito quentes gosto de fazer sopas frias.
O gaspacho é uma delas.
Gaspacho é sinónimo de sopa fria. E no verão é o que se pretende. O gaspacho é um prato simples, de legumes triturados e há muitos séculos atrás era uma sopa de gente pobre. Tinha pouco: Água, pão, azeitonas e mais alguns legumes. A influência é árabe, mas é conhecido em todo o Mundo, como uma receita espanhola, mais propriamente da Andaluzia. Por cá também temos o nosso gaspacho, mas não é triturado. O nosso tem os legumes cortados com fatias de pão e água.
O gaspacho sofreu muitas variações e hoje ele está na carta dos melhores restaurantes, com a introdução de outros ingredientes, para além dos clássicos.
Também eu me rendi a essas variantes e aqui vos trago um gaspacho de cereja, para aproveitar as do Fundão, que têm chegado cá a casa e são deliciosas.
Espero que gostem.
Gaspacho de Cerejas
Ingredientes:
700g de tomate de cacho ou coração de boi bem maduro
1 cebola
1 dente de alho
½ pepino, sem sementes
250g de cerejas, sem caroço + para decorar
½ pimento encarnado
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
¼ de chávena de vinagre de vinho branco
¼ de chávena de azeite, usei da cooperativa de Moura e Barrancos
1 chávena de água
3 hastes de manjericão + para decorar
Queijo feta para decorar
Sementes a gosto para decorar
Preparação:
Numa Bimby ou em outro processador coloque o tomate, o pepino sem sementes, as cerejas descaroçadas, o pimento limpo de partes brancas, o dente de alho, a cebola, sal, a pimenta e o manjericão, bata até ter reduzido tudo a puré. Adicione a água, o vinagre e o azeite e bata novamente. Rectifique temperos.
Leve ao frio pelo menos 3 horas.
Na hora de servir, decore cada taça com queijo feta esmigalhado, sementes a gosto e uma haste de manjericão. Regue com um fio de azeite.
Se gostar acrescente gelo.
Bom apetite.