Puré de Maçã

Puré de Maçã. “Applesauce” em inglês, ou “compote de pomme”, em Francês.

Tradicionalmente é uma receita feita com maçãs, manteiga, sumo de limão e canela.

Esta receita é conhecida pelo menos desde o século XIV. É referenciada em livros de receitas dessa época, mas feito com maçãs, caldo de carne, açafrão e açúcar.

Um dos segredos para ter um bom puré de maçã, é a escolha das maçãs. Claro que podemos fazer com qualquer uma, principalmente quando queremos utilizar algumas maçãs que precisem de ser consumidas.

Mas as maçãs têm várias categorias e variedades. As para consumir cruas, para sobremesas, maçãs de culinária e as multiusos. As de multiusos, são, no meu entender, as melhores para o puré: Reineta, Fudji, Golden.

O meu puré também difere um pouco da receita tradicional. Não cozo as maçãs nem em água, nem ao vapor, mas cozo-as no micro-ondas. Não perdem tanta água e o puré fica mais denso.

Agora que já lhe dei algumas dicas, vamos lá fazer o puré de maçã, que uso para acompanhar carne, grelhada ou assada, no iogurte, na granola, adoçar bolos e bolachas e até como sobremesa.

 

Espero que gostem.

 

Puré de Maçã

6 maçãs de multiusos, usei reineta

1 c. de chá de canela

1 pitada de sal

Amêndoas lascadas, para decorar

 

Preparação:

Descasque, se não forem biológicas e retire os caroços ás maçãs. Corte-as aos gomos. Leve a cozer no micro-ondas na potência máxima, até ficarem bem cozidas.

Coloque as maçãs numa bimby ou noutro processador, junte a canela e o sal. Bata até obter um creme homogéneo.

E já está, agora use e abuse deste delicioso puré, salpique com as amêndoas lascadas.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

O Meu Primeiro Ramen

O Meu Primeiro Ramen

Sopa Camponesa

Sopa Camponesa