Trifle de Frutos Vermelhos

Trifle de Frutos Vermelhos

O que é um Trifle? Uma deliciosa e bonita sobremesa em camadas.

Apareceu em Inglaterra no século XVIII, e consistia numa sobremesa com três a quatro camadas, com bolo embebido em álcool, fruta e creme, coberto com geleia de fruta.

E porquê este nome? Numa tradução livre, significa, bagatela ou ninharia, porque é uma sobremesa muito fácil de fazer, rápida e sem muitas etapas para seguir.

Tem outro ponto a seu favor. Pode ser feita com alguma antecedência e dizem alguns entendidos, que ainda fica melhor, pois os sucos da fruta vão-se juntando ao bolo, deixando-o mais macio e saboroso. Para além disto o Trifle pode ser feito para muitos convivas, sendo uma boa opção para uma festa de aniversário, pois pode fazê-lo grande, médio ou pequeno.

É também uma receita que faz lembrar o verão e o bom tempo pelas cores que as camadas proporcionam.

E por último, mas não menos importante, é uma excelente receita para aproveitar sobras de bolos, que já estão duros, ou que já ninguém quer.

A receita original, para além do bolo, tipo esponja ou pão-de-ló, embebido em álcool, leva creme inglês, natas e fruta.

A minha versão para além de ser individual, e não do tamanho familiar, o pão-de-ló só vai receber os sucos do creme inglês, e em vez das natas, coloquei iogurte grego, e claro as frutas, porque sem elas não há Trifle.

Aqui está uma sobremesa saborosa delicada e muito bonita numa mesa.

Espero que gostem.

 

Trifle com Frutos vermelhos

Ingredientes:

sobras de bolo tipo esponja ou pão-de-ló, usei bolo de chocolate

iogurte grego natural q.b.

frutos vermelhos q.b.

hortelã para decorar

 

Para o creme inglês:

350 ml de leite gordo

200 ml de natas

½ chávena de açúcar

6 gemas

1 c. de sobremesa de farinha Maisena

1 pau de canela, ou uma vagem de baunilha

 

Preparação:

Coloque o leite num tacho, junte as natas, o leite, o açúcar, e a canela ou a vagem da baunilha. Deixe começar a borbulhar, mas não ferver.

Numa taça coloque as gemas com a farinha Maisena e mexa para ficar homogéneo. Junte uma concha de leite quente, mexa novamente e por fim junte ao restante leite. Leve novamente ao lume e deixe cozer os ovos, mais ou menos cinco a seis minutos.

Retire do lume, passe por um passador. Deixe arrefecer.

Agora já pode montar o trifle. Em copos ou taças de vidro, coloque no fundo uma fatia de bolo ou o bolo um pouco esfarelado. Acrescente creme inglês, depois frutos vermelhos, iogurte grego natural, depois mais bolo, creme inglês e assim sucessivamente, até ter gasto todos os ingredientes. No topo do copo deverão ficar os frutos.  Decore com um raminho de hortelã.

Leve ao frio até servir.

 

Bom Apetite.

 

 

 

Trança Doce de Páscoa

Trança Doce de Páscoa

Queques de Chocolate com Café

Queques de Chocolate com Café