Costeletas de Porco com Marmelos Assados com Especiarias

Costeletas de Porco com Marmelos Assados com Especiarias

Aparecem os marmelos e sabemos que o Outono está por perto. São o fruto da época e há que aproveitá-los, pois não aparecem mais até ao novo ano.

Começa a ser o tempo da marmelada, da geleia, de os assar, estufar, cozer em caldas, fazer tartes, bolos invertidos e mais um sem número de receitas. Todas estas pode ver no meu blog.

Mas o que eu não dispenso é de tê-los a acompanhar um prato de carne. O seu sabor agridoce, cozidos ou assados em especiarias são para mim uma perdição.

Hoje não resisti de os fazer com algumas das especiarias que mais gosto, cardamomo, canela e cravo da índia.

As especiarias são, as partes secas das sementes, folhas, cascas ou raízes de várias plantas e ervas aromáticas. Mas elas são muito mais do que isso. Há uma sensação de aventura e de descoberta, que vai para além da sua utilização culinária.

Todas elas vêm de países que por si só nos remetem para o imaginário exótico. Zanzibar, Madagáscar, India, Egipto, Pérsia, Arábia entre outros.

Algumas delas são mais caras do que pedras preciosas. Foram perdidos impérios e guerras, por causa delas. E todos os bons cozinheiros as consideram essenciais para os seus cozinhados.

 

Espero que gostem.

 

Costeletas de Porco com Marmelos Assados com Especiarias

 

ingredientes:

3 costeletas de porco do lombo

2 dentes de alho

1 c. de massa pimentão

sal q.b.

pimenta q.b.

1 copo de vinho branco

3 c. de sopa de azeite

2 folhas de louro

4 marmelos

1 pau de canela

1 chávena de água

2 estrelas de anis

2 vagens de cardamomo

2 c. de sopa de açúcar mascavado

azeitonas pretas sem caroço q.b.

pickles q.b.

 

Preparação:

Tempere as costeletas, com a massa de pimentão um dente de alho picado, uma colher de azeite, sal, pimenta, uma folha de louro. Meta-as num saco e esfregue-as bem, para todas apanharem o tempero e deixe-as a descansar durante a noite no frigorifico.

Descasque e retire as sementes aos marmelos, corte-os aos gomos. Coloque-os num tabuleiro e tempere, com a água, o açúcar, o anis, o pau de canela, o cardamomo, o cravinho e a folha de louro. Tape com folha de alumínio. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 30 minutos. Retire a folha de alumínio e deixe alourar um pouco.

Entretanto frite as costeletas. Numa frigideira de ferro, coloque duas colheres de azeite, o alho picado e disponha as costeletas. Frite-as de um lado e de outro. Quando estiverem fritas, junte o vinho e o molho da marinada e deixe evaporar o álcool em lume brando. Tempere com flor de sal e pimenta. Pique grosseiramente as azeitonas e os pickles, e na hora de servir junte ás costeletas.

Sirva com os marmelos.

 

Bom apetite.

Muffins de Banana e Coco

Muffins de Banana e Coco

Bruschettas com Figos e Queijo Fresco

Bruschettas com Figos e Queijo Fresco