Bolachas de Páscoa com Arandos
Bolachas ou biscoitos, a tentação de muitos. A tentação vem de longe, desde o Egipto. Os Egípcios depois de terem descoberto o trigo, começaram a fazer pão, depois aprenderam a coze-lo e a partir daí a testaram várias formas de utilizar o trigo moído e chegaram aos primeiros biscoitos da História.
Começaram a fazer biscoitos com formas de animais e humanos e ofereciam aos Deuses.
Muito mais tarde chegam a França e os franceses começam a fabrica-los de uma forma mais criativa e nutritiva. Hoje são de todos os formatos, com vários ingredientes, doces e salgados, para gáudio dos mais gulosos.
Trago-vos umas bolachas de Páscoa, com um sabor parecido á dos folares, mas com a consistência de bolacha, recheadas com arandos.
Espero que gostem.
Bolachas com Arandos
Ingredientes:
100 gr de manteiga sem sal, amolecida
75 gr de açúcar branco
açúcar para polvilhar q.b.
1 ovo
raspa de 1 laranja
200 gr de farinha de trigo sem fermento
50 gr de arandos
2 c. de sopa de leite
1 c. de café de sal
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de extracto de baunilha
Preparação:
Numa batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar bem batido e fofo. Depois adicione a gema e as raspas da laranja, o sal e a baunilha, o leite e bata novamente.
Peneire a farinha com a canela, adicione á batedeira e bata bem durante 3 a 5 minutos. Adicione os arandos e envolva. Embrulhe a massa em pelicula aderente e leve ao frigorifico durante meia hora.
Numa bancada enfarinhada estique a massa com o rolo. Corte as bolachas com um cortador com o formato de que mais gostar. Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 8 minutos. Retire, pincele as bolachas com a clara levemente batida e polvilhe com açúcar.
Leve novamente ao forno por mais 5 minutos, até as bolachas dourarem.
Retire as bolachas do forno e com uma espátula coloque-as sobre uma grade para arrefecerem completamente.
Bom Apetite.