Clafoutis de Espargos Verdes

Clafoutis de Espargos Verdes

Hoje trago-vos uma receita que vai surpreender pela criatividade e sabor. Um clafoutis de espargos verdes. Sim, aquela sobremesa francesa que costuma levar cerejas ganha aqui uma nova vida, numa versão salgada, perfeita para servir como entrada ou prato principal.

Os espargos, especialmente os verdes, são o verdadeiro símbolo da primavera. Com origem europeia e um sabor delicado, são valorizados tanto pela textura tenra das suas pontas quanto pelas suas propriedades nutritivas. Nesta época, estão no seu auge, e merecem brilhar à mesa.

Para preservar toda a cor e sabor dos espargos, cozi-os numa caçarola de inox da Zwilling, com pega ergonómica e tampa em vidro, ideal para acompanhar o cozimento sem destapar. Depois, levei o clafoutis ao forno num tabuleiro de cerâmica refratária da Staub, bonito o suficiente para ir direto do forno à mesa. Além da estética, a cerâmica garante uma distribuição uniforme do calor, o que resulta num assado mais homogéneo e saboroso.

E para completar: com o meu código [HORTA15], pode usufruir de um desconto exclusivo em todos os utensílios utilizados nesta receita e em todos os outros destas duas marcas. Porque cozinhar com bons ingredientes é essencial, mas ter as ferramentas certas faz toda a diferença.

Espero que gostem.

Clafoutis de Espargos Verdes

Ingredientes:

  • 1 molho de espargos verdes (cerca de 300 g)

  • 3 ovos + 4 gemas

  • 200 ml de natas

  • 50 g de queijo ralado (parmesão)

  • Sal e pimenta a gosto

  • Noz-moscada

  • Manteiga para untar

  • Mistura de pão ralado com amêndoas em lascas, para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 °C.

  2. Prepare os espargos:
    Corte a parte mais dura dos talos. Depois corte o resto dos talos em bocados mais pequenos, guarde as pontas. Cozinhe os espargos durante 8 a 10 minutos, em água fervente com sal. Escorra bem e reserve, guarde um pouco de água da cozedura.

  3. Bata a base:
    Numa tigela, bata os ovos com as natas, até obter uma mistura homogênea. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Adicione o queijo ralado e misture bem. Coloque num processador os talos cozidos e uma a duas colheres da água que reservou e bata até ter um creme. Misture o creme dos espargos aos ovos e envolva bem.

  4. Monte o clafoutis:
    Unte uma forma de cerâmica com manteiga. Verta a mistura, disponha as pontas dos espargos em cima do creme. Polvilhe com a mistura de pão ralado com as amêndoas.

  5. Leve ao forno por cerca de 30 a 35 minutos, ou até o clafoutis estar firme e dourado à superfície.

  6. Sirva quente ou morno, acompanhado de uma salada verde ou como entrada.

Bom apetite.

 

Arroz Adormecido

Arroz Adormecido