Ovos Rotos
Se me perguntarem, qual é o meu prato preferido, provavelmente direi, ovos estrelados com batatas fritas. Admirados? Fazem-me lembrar a minha infância. Não se comia tanta carne como hoje e a minha mãe fazia a receita, bem espanhola, dos ovos rotos. Mas com uma particularidade. Refogava cebola e colocava ou presunto ou salsicha fresca frita aos quadradinhos. E acreditem eu adorava.
Hoje estamos mais nostálgicos, mais pensativos e dei comigo a pensar nesses tempos e também do tempo que vivemos hoje. O problema Espanhol também nos atormenta e também me lembrei dos tempos bons em que se comiam os “huevos rotos” nas cidades espanholas e que eles fazem também.
Já não comia este prato há algum tempo. Voltei a encontra-lo em casa da minha cunhada Margarida. Há perto da casa dela um restaurante que faz estes ovos, mas para acompanhar um bom naco de carne. Margarida, temos de lá voltar! Fica prometido.
Por tudo isto hoje trago-vos a receita da minha mãe. Quando lerem, vão pensar: ” Mas isto são só ovos com batatas fritas”. É verdade, mas é uma receita rápida, simples, barata e muito boa para fazer nestes tempos de contenção.
Espero que gostem.
Ovos Rotos
Ingredientes para 4 pessoas
1 kg de batatas
10 ovos
1 cebola grande
8 fatias de presunto
2 salsichas frescas, facultativo
Azeite, ou óleo, para fritar
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Preparação:
Lave e descasque as batatas. Frite-as aos palitos ou aos cubos. Escorra e reserve.
Retire a pele ás salsichas e corte-as ás rodelas. Num tacho frite-as. Escorra e reserve.
No mesmo tacho com um fio de azeite, frite a cebola cortada ás rodelas e deixe amaciar, sem queimar. Junte as salsichas e as batatas. Envolva.
Em azeite estrele os ovos, mas não os deixe passar muito.
Numa travessa coloque as batatas, junte 2 ovos e com um garfo desfaça-os grosseiramente. Envolva. Sirva para pratos individuais, coloque os ovos estrelados em cima das batatas. Abra o ovo e deixe babar a sua gema por cima das batatas. Delicie-se com este pitéu da minha infância.
Bom Apetite.