Mousse de Café

Mousse de Café

Hoje trago-vos uma sobremesa com café. Há fãs desta bebida maravilhosa por aí?

A origem do café aparece na região de Kaffa, na Etiópia, onde as primeiras espécies de café cresceram naturalmente. Segundo a lenda, por volta do século IX, um pastor etíope reparou que suas cabras ficavam mais animadas e cheias de energia depois de comerem uns frutos vermelhos de certa planta. Intrigado, resolveu experimente-los e ficou com mais energia e a sentir-se bem.

Os monges da Etiópia começaram a usar o café para permanecerem acordados durante mais tempo para as longas sessões de oração e estudo. E as propriedades estimulantes do café não passaram despercebidas na região.

Posteriormente, a prática de consumir café espalhou-se para o médio oriente, onde o café passou a ser cultivado e tornou-se uma parte integral da cultura.

A expansão do cultivo de café para outros continentes e países foi impulsionada principalmente pelo colonialismo europeu e pelo comércio internacional.

No século XVII, os holandeses trouxeram o café para a Europa, onde o cultivo e o consumo de café se expandiram ainda mais.

Outros países começaram a cultivar café, o Brasil, Colômbia, Timor e a India.

O café torna-se não só uma cultura agrícola, como num comércio importante entre os povos, mas também numa bebida quente que começa a ser consumida em cafés por todo o lado.

Portugal não é exceção e consumimos muito, em sobremesas também como esta.

Espero que gostem.

 

Mousse de Café

 

Ingredientes:

1 chávena de café expresso

200ml de natas

200g de queijo Mascarpone

50g de açúcar

1 c. de sopa de cacau em pó, + para polvilhar

50g de chocolate 70%

1 pitada de sal

Grãos de café, para decorar

 

Preparação:

Tire o seu café de máquina e deixe-o arrefecer. Bata as natas, quando estiverem espumosas junte o açúcar e o sal e bata até atingir os picos de chantilly. Junte o queijo Mascarpone e bata. Acrescente o cacau e o café e envolva bem. Lasque o chocolate com um ralador e junte-o ás natas e envolva.

Coloque a mousse em potes ou taças e leve ao frio.

Na hora de servir polvilhe com cacau em pó e uns grãos de café.

Bom Apetite.

 

Bolo de Laranja

Bolo de Laranja

Ravioli com Ricotta, Brócolos e Ervilhas

Ravioli com Ricotta, Brócolos e Ervilhas