Cranachan

Cranachan

Hoje é o dia Internacional do whisky, e para o celebrar, nada melhor do que fazer uma receita Escocesa, com o celebre malte.

O Cranachan, é talvez a mais celebre sobremesa Escocesa, mas nem sempre foi uma sobremesa. O Cranachan começou como um pequeno almoço, onde se combinavam todos os ingredientes pelos quais a Escócia é conhecida: Whisky, aveia, mel e framboesas, ao que se lhes juntava queijo.

Mas de início era só aveia, queijo e mel. Depois passou a fazer parte da celebração das colheitas das framboesas e acrescentaram-nas ao prato. Mais tarde juntou-se-lhe a bebida nacional e ficou uma sobremesa, que nas terras Britânicas faz concorrência ao tão Inglês Eton Mess.

O queijo usado era o “crowdie”, um queijo Escocês macio e fresco feito de leite de vaca desnatado. Mas hoje, vê-se esta sobremesa com outros tipos de queijos e até só com natas.

As framboesas são a fruta tradicional, mas já há versões de chocolate, laranja etc.

Esta minha sobremesa foi feita com queijo Mascarpone, na falta do Escocês.

Quem já visitou a Escócia, sabe que esta sobremesa, muitas vezes vem para a mesa por montar, e cada um coloca no copo, sempre num copo, as quantidades e os ingredientes de que mais gostam. Diga lá que não é práctico?

Muito importante, use flocos de aveia, secos, grossos e de boa qualidade. Uso os da Villarrica, que não se esfarelam, fundamental, nesta receita. Usem o meu código “dahortaparaacozinha” e têm 5% de desconto.

 

Espero que gostem.

 

Cranachan

 

Ingredientes:

100 gr de açúcar mascavado

100 gr de aveia

250 gr de queijo mascarpone

200 ml de natas gordas

50 ml de whisky

350 gr de framboesas

1 c. de sobremesa de manteiga

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

2 c. de sobremesa de açúcar

1 pitada de sal

 

Preparação:

Num tacho coloque a manteiga e o açúcar, deixe derreter. Junte a aveia e o sal, mexa até estar tudo bem incorporado, mais ou menos 5 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Bata as natas, quando estiver no início dos picos, junte o açúcar e continue a bater. Junte a baunilha e o queijo. Deixe tudo bem incorporado, incorpore o whisky. Junte ¼ da aveia, e envolva. Junte 6 a 8 framboesas e envolva esmagando-as um pouco.

Comece a montar os copos. Coloque no fundo do copo o creme, depois a aveia, em cima as framboesas e termine com mais aveia.

Leve ao frio até á hora de servir.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

 

 

Bolo de Coco Guloso

Bolo de Coco Guloso

Quinoa Doce, com Crumble de Maçã

Quinoa Doce, com Crumble de Maçã