Gelado de Dióspiros com Cardamomo

Gelado de Dióspiros com Cardamomo

Dióspiros, o fruto Outonal por excelência. Cultivados há muitos milhares de anos, é talvez um dos frutos mais antigos do Mundo. Mas pouco conhecidos na Europa durante muito tempo, pois só cá chegaram no início do século XIX. E estamos ainda a descobri-los. Há várias variedades originárias da China e do Japão. Mas podemos destacar as mais conhecidas e consumidas: os hachiya moles e os Fuyu os duros.

A América também é hoje um grande produtor e consumidor de dióspiros, mas só no início do século XX, os imigrantes Japoneses os levaram para a Califórnia.

Hoje não é só consumido ao natural, mas também já o consumimos em bolos, sobremesas, licores, em calda, e ainda em gelados, como a receita que vos trago hoje.

Só como curiosidade:

Diospyros em grego, significa, comida dos deuses.

Sementes de dióspiros torradas e moídas foram um substituto para o café, durante a escassez desta bebida, durante várias guerras.

Na religião budista os dióspiros são um símbolo de transformação.

Já na China, são dados como presente, aos noivos como símbolo de amor eterno.

Espero que gostem.

 

Gelado de Dióspiro com Cardamomo

 

Ingredientes:
200ml de natas

2 chávenas de leite gordo

6 gemas

2/3 de chávena de açúcar

8 vagens de cardamomo

1 pau de canela

1 pitada de sal

1 c. de chá de extracto de baunilha

2 chávenas de polpa de dióspiros bem maduros e dos moles

 

Preparação:

Abra as vagens do cardamomo e retire as sementes. Aqueça o leite com as natas, o pau de canela, as sementes do cardamomo, a pitada de sal e metade do açúcar. Aqueça só, não deixe ferver. Deixe em infusão 10 minutos.

Numa tigela bata o açúcar restante com as gemas. Retire um pouco do leite quente e tempere os ovos, mexa. Vaze os ovos no leite, com a baunilha, leve ao lume e deixe engrossar, sempre a mexer.

Passe o creme por um passador e leve ao frio durante a noite.

Misture a polpa dos dióspiros, envolva bem. Leve á máquina dos gelados e siga as suas instruções.

Se não tiver uma máquina de gelados,  congele numa caixa congeladora. Antes de servir, retire do congelador e bata o gelado numa bimby ou num processador potente.

 

Bom Apetite.

 

Beringela com Feijão

Beringela com Feijão

Tarteletes de Marmelos_1.jpg