Peras Belle Hélène

Peras Belle Hélène

Peras “Belle Hélène”, a sobremesa delicada e muito fácil de fazer, mas não deixa de ser uma das mais conceituadas receitas clássicas da gastronomia Francesa e do Mundo.

Foi no século XIX, que esta receita foi criada, não se sabe ao certo por quem. Mas foi criada por ocasião da estreia da opereta “La Belle Hélène”, composta pelo compositor alemão Offenbach. Opereta que contava a história das personagens da guerra de Tróia, onde a princesa Espartana Helena foi raptada, conhecida depois por Helena de Tróia. Toda a gente sabe como acaba o romance com uma grande carga de sensualidade, pelo menos no filme.

Ora em pleno romantismo, era preciso confeccionar uma sobremesa que mostrasse toda essa sensualidade e romance. A pera, naquela altura era considerada uma fruta muito sensual, ligada a sensualidade feminina e para além disso era uma fruta que aromatizada com especiarias, ervas e vinho ficava uma verdadeira estrela gourmet.

Por tudo isto lembrei-me de vos trazer a minha versão desta receita para a vossa passagem de ano. Fácil e rápida de fazer, muito saborosa e linda na mesa. Alguém disse que todos nós deveríamos pelo menos uma vez na vida provar as receitas clássicas do Mundo, esta é uma delas.

Espero que gostem.

Peras “Belle Hèlène”

Ingredientes:

Para a calda:

6 peras rijas, usei rocha

1 pau de canela

3 grãos de pimenta rosa

1 rodela de gengibre fresco

1 estrela de anis

750 ml de água

500 gr de açúcar

1 limão

 

Para o creme de chocolate:

 

90 gr de chocolate 70%

1 c. de sopa de manteiga

1 pitada de sal

60 ml de natas

2 c. de sopa de açúcar

60 ml de calda de cozer as peras

 

Para o Molho Inglês:

 

250 ml de leite gordo

2 gemas

3 c. de sopa de açúcar

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

Amêndoas lascadas e torradas para finalizar

Preparação:

Descasque as peras, deixando-lhes o pedúnculo. Comece por cozer as peras. Num tacho coloque a água e o açúcar, a canela, a estrela de anis, o gengibre, a pimenta, o sumo do limão e as duas metades do limão já espremido. Junte as peras e deixe levantar fervura. Tape o tacho com um papel vegetal e deixe cozinhar em fervura moderada durante 20 minutos. Reserve e deixe arrefecer.

Entretanto faça o creme de chocolate. Num tacho coloque o chocolate, a manteiga e a água da cozedura das peras e deixe derreter o chocolate em lume muito brando. Retire do lume acrescente o açúcar, o sal e as natas. Leve novamente ao lume só para o açúcar derreter, mas não deixe levantar fervura. Deixe arrefecer.

Faça o molho Inglês. Num tacho coloque o leite e a baunilha e deixe aquecer. Numa taça junte as gemas e o açúcar e bata bem. Acrescente um pouco do leite e mexa bem para temperar os ovos.

Vaze os ovos no leite e leve ao lume, deixe engrossar um pouco, sem deixar ferver. Deixe arrefecer.

Depois é só empratar. Num prato individual ou de servir coloque o creme inglês frio, em cima um pouco do creme de chocolate também frio e por fim as peras. Regue novamente com um pouco de molho inglês e salpique com amêndoas lascadas e torradas por cima.

Et Voilá, aqui tem as peras mais saborosas e delicadas que pode fazer.

 

Bom Apetite.

 

Minis Cheesecakes de Mascarpone e Gelatina

Minis Cheesecakes de Mascarpone e Gelatina

Pescada com Sabores à Bulhão Pato

Pescada com Sabores à Bulhão Pato