Scones com Sultanas

Scones com Sultanas

Os scones têm uma história antiga no Reino Unido, onde se tornaram um clássico da culinária britânica, especialmente associados ao famoso chá das cinco. A origem do nome "scone" não é consensual, há quem diga que o nome deriva da palavra escocesa "sconbreat," que significa "pão fino," enquanto outros acreditam que se refere a "Scone," uma vila histórica na Escócia, onde os reis escoceses eram coroados.

Os primeiros registos de algo parecido com os scones aparecem no século XVI, na Escócia. Essas versões eram mais simples do que os scones que conhecemos hoje, feitos com aveia e assados numa grelha ou frigideira. Eles eram achatados e tinham uma textura rústica, bastante diferente do scone moderno, que é fofo e geralmente levemente adocicado.

Foi durante o reinado da Rainha Vitória, no século XIX, que os scones entraram na corte como parte do chá das cinco. Nessa época, eles começaram a ser feitos com farinha de trigo e fermento, o que os tornava mais leves e macios.

Hoje, os scones são consumidos em várias partes do mundo e podem ser doces ou salgados, frequentemente acompanhados de compota, ou servidos com manteiga e queijos. As receitas variam, mas a essência do scone — uma combinação rápida de ingredientes simples, assada para criar um pãozinho ligeiramente doce ou salgado — permanece praticamente inalterada.

Hoje aproveitei algumas sultanas que sobraram do natal e resolvi fazer uns scones, que com este tempo invernoso sabem tão bem com um chá, café ou cacau bem quentes.

Espero que gostem

Scones com Sultanas

 

Ingredientes:

450g de farinha T65

1 c. de sobremesa de fermento

1 pitada de sal

70g de manteiga

70g de açúcar

50g de sultanas

3 ovos

200ml de leite

Leite, para pincelar

 

Preparação:

Peneire a farinha com o fermento e o sal. Junte a manteiga cortada em cubos e amasse.

Junte o açúcar e os ovos batidos e amasse bem, com as mãos. Junte o leite, envolva novamente e por fim junte as sultanas.

Enfarinhe a bancada e amasse a massa até estar bem ligada. Estique-a com um rolo e deixe-a com uma espessura de 2 centímetros.

Corte os scones com um cortador de massas e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Pincele os scones com leite e leve ao forno pré aquecido a 200º, durante 12 a 15 minutos. Retire-os do forno e deixe os scones arrefecerem numa grade.

Sirva mornos com manteiga ou geleia a gosto e acompanhados com um chá ou um chocolate quente.

Bom Apetite.

 

Bacalhau com Orzo e Chouriço

Bacalhau com Orzo e Chouriço

Galete des Rois com Creme Speculoos

Galete des Rois com Creme Speculoos