Bolo de Amêndoa Invertido com laranjas Sanguineas

Bolo de Amêndoa Invertido com laranjas Sanguineas

Primeira receita de 2024! Um bolo invertido de amêndoa com laranjas sanguíneas. Finalmente consegui ter no nosso pomar, laranjas sanguíneas. Não foi fácil. Morreram algumas árvores, mas nunca desistimos e finalmente elas aqui estão.

Desde que as conheci em Itália, aliás de onde são originárias, que nunca mais me esqueci do seu sabor e principalmente da sua cor de encarnado vibrante. Por cá não se veem muito, são originárias da Sicília e crê-se que são conhecidas desde o século X.

O clima e as condições específicas da região favorecem o desenvolvimento das características únicas desta fruta. A cor vermelha da polpa é atribuída à presença de antocianinas, que são pigmentos naturais encontrados em muitas plantas.

Assim com esta cor, encarnada vibrante, desejo-vos um excelente 2024.

 

Espero que gostem

 

Bolo de Amêndoa invertido com Laranjas Sanguíneas

 

Ingredientes:

Para o Xarope:

3 laranjas grandes

½ chávena de água

1 chávena de açúcar

 

Para o Bolo:

200g de manteiga à temperatura ambiente

200g de açúcar mascavado

3 ovos L

200g de farinha de amêndoa

½ chávena de farinha T55

1 c. de sobremesa de fermento

½ chávena de iogurte grego natural

1 pitada de sal

1 c. de sobremesa de extracto de baunilha

 

Preparação:

Num tacho coloque a água e o açúcar ao lume, quando o açúcar tiver derretido, junte-lhe as rodelas da laranjas cortadas finas. Deixe-as ficar translucidas, em lume baixo e não as sobreponha. Retire-as com uma pinça e coloque-as num prato e deixe-as arrefecer.

Se necessário repita a operação.

Forre o fundo de uma forma redonda de fundo amovível com papel vegetal. Quando o xarope estiver frio, pincele o fundo da forma e as laterais. Com cuidado vá dispondo as rodelas no fundo da forma e nas laterais. Guarde o que sobrou para finalizar o bolo.

Faça a massa. Numa batedeira bata a manteiga com o açúcar, até ter um creme fofo. Adicione os ovos um a um, sempre a bater em cada adição. Junte o sal e a baunilha e continue a bater. Peneire as farinhas e o fermento e junte à massa. Envolva sem bater muito. Junte o iogurte e volte a envolver.

Vaze com cuidado a massa na forma, para que as rodelas das laranjas não despeguem.

Leve ao forno pré aquecido a 170º, durante 60 minutos, mas confira sempre com um palito.

Retire do lume, deixe arrefecer 10 minutos, e desenforme com cuidado. Retire o papel vegetal. Pincele com o resto do xarope as rodelas da laranja.

Deixe arrefecer o bolo completamente.

Bom Apetite,

                                  

Dica: Se não encontrar estas laranjas, pode fazer com tangerinas.

 

Tâmaras Recheadas com Brie

Tâmaras Recheadas com Brie

Coroa de Fim de Ano

Coroa de Fim de Ano