Bolo de  Caramelo e Nozes

Bolo de Caramelo e Nozes

Hoje o meu blog faz 2 anos. É ainda um bebé, mas merece um bom bolo.

Há muito tempo que andava para fazer este bolo. Um bolo que me faz lembrar a minha vivência há uns anos atrás. A minha amiga M. sempre que ia a casa da mãe, perto de Arganil, trazia um bolo enorme, de caramelo e nozes. O bolo era delicioso e por ser tão grande, havia sempre umas fatias cá para casa. Em aniversários o bolo também estava sempre presente. Mas a senhora que o fazia já não está entre nós e a receita perdeu-se. Mas eu tenho muitas saudades desse bolo. Hoje resolvi recriá-lo, sabendo que não vai saber ao mesmo. A comida tem destas coisas, os sabores e cheiros que nos acompanham na vida são únicos e de difícil substituição. No entanto este também ficou optimo e deu para matar saudades.

Espero que gostem.

Bolo de Caramelo com Nozes

Ingredientes para o bolo:

7 ovos grandes

1 ½ chávena de açúcar amarelo

3 chávenas de farinha

1 c. de chá de fermento

1 c. de chá de extracto de baunilha

½ chávena de óleo, usei óleo de noz

½ chávena de leite

1 chávena de caramelo

1 chávena de nozes

Para o caramelo:

1 ½ chávena de açúcar branco

2 c. de sopa de água

1 c. de sopa de manteiga

200 ml de natas

1 pitada de sal

Preparação:

Coloque o açúcar e água num tacho e comece a fazer o caramelo. Quando atingir a cor âmbar, retire do lume junte a manteiga e mexa até a derreter. Junte as natas e o sal. Leve ao lume para espessar um pouco. Deixe arrefecer completamente.

Separe as gemas das claras. Coloque as gemas com o açúcar numa batedeira e bata em velocidade alta até obter um creme fofo e com o dobro do volume. Incorpore o óleo, mas sempre a bater, junte a baunilha, o leite e o caramelo. Adicione a farinha com o fermento e bata em velocidade moderada.

Bata as claras em castelo, adicione á massa delicadamente. Pique as nozes e junte-as ao bolo.

Unte e polvilhe com farinha uma forma com buraco no centro. Leve o bolo a cozer num forno pré aquecido a 180º durante 50 minutos, mas verifique sempre com o palito.

Retire do forno e deixe arrefecer numa grade.

Bom Apetite.

Bolachas de Manteiga e Chá Matcha

Bolachas de Manteiga e Chá Matcha

Caril de Lulas com Feijoca Branca Cozida

Caril de Lulas com Feijoca Branca Cozida