Compota de Courgette com Gengibre

Compota de Courgette com Gengibre

Está aberta a época das compotas cá em casa. E comecei com os legumes que o verão mais nos dá. As courgettes. Não tenho tido muita sorte com as minhas courgettes, aqui na horta. Não há muita polinização e a maior parte delas nascem “machos”, ou seja, só dão flor. Mas há sempre amigos e familiares, que fazem chegar cá a casa bons exemplares.

E foi com uma boa e grande courgette, oferecida, que resolvi fazer a primeira compota deste ano. Courgette acompanhada de gengibre e canela, uma união perfeita.

Foi na Grécia antiga que as compotas surgiram, nesse tempo, muito rudimentarmente. Juntavam-se marmelos e mel e guardavam-se em potes. Os Romanos, pegaram no método e aprimoram-no cozendo o marmelo e o mel juntos.

No Oriente Médio as conservas com fruta também eram conhecidas, e todas eram feitas com mel, pois o açúcar ainda não era conhecido.

Com o acesso ao açúcar as compotas tiveram um grande desenvolvimento em todo o mundo, pois era uma forma de conservar frutas durante todo o ano.

Apesar de hoje termos outras facilidades com a conservação de alimentos, as compotas continuam a ser uma boa forma de conservar frutas e legumes.

 

Espero que gostem desta.

 

 

Compota de Courgette com Gengibre

 

Ingredientes:

1,5kg de courgette

1 kilo de açúcar

1 pau de canela

30g de gengibre ralado

2 limões grandes

1 pitada de sal

 

Preparação:

Retire as cascas dos limões, coloque-as numa taça com o sumo dos mesmos, descarte os caroços. Deixe em repouso durante a noite.

Leve ao lume o sumo e as cascas até levantar fervura.

Descasque grosseiramente as courgettes, descarte as sementes e corte em quadradinhos. Ponha-os numa panela com duas colheres do sumo do limão e deixe as courgettes ficarem translucidas, mais ou menos 20 minutos.

Junte o açúcar, o pau de canela, o gengibre, o sal e o restante sumo de limão. Deixe apurar até obter o ponto estrada.

Deixe arrefecer 10 minutos, encha frascos de vidro previamente esterilizados e volte-os de cabeça para baixo, até arrefecerem.

Sirva com um bom pão.

 

Bom Apetite.

 

 

Panna Cotta de Coco com Calda de Pera e Curcuma

Panna Cotta de Coco com Calda de Pera e Curcuma

Scones de Batata (Tattie Scones) com Salmão

Scones de Batata (Tattie Scones) com Salmão