Tsoureki - Pão Grego de Páscoa

Tsoureki - Pão Grego de Páscoa

Tsoureki, se não conhece este pão doce que se come na Grécia, durante a Páscoa, tem de o fazer.

Nesta altura, as páginas estão cheias de folares, mais ou menos doces, salgados, cross buns, pães doces, etc, etc.

Pode encontrar algumas destas receitas no blog. Mas eu gosto de experimentar receitas diferentes, algumas das quais já provadas nos Países de origem e que depois tento recriar.

Já aqui lhes trouxe o pão Challah de origem Judaica, e hoje trago-vos mais uma receita para esta época o “Tsoureki”. Deve ser sempre entrançado, pois as três cordas representam a Santíssima Trindade. Como disse é muito popular, na Grécia e sempre servido nesta altura do ano.

Em que é diferente este pão doce dos outros? A textura e o sabor, diria eu. A massa é macia e fibrosa, e assim fica um pão macio durante bastante tempo. Depois o original inclui duas especiarias Gregas, a “aroeira” e a “mahlab”, que lhe conferem um sabor diferente.

Não é fácil encontrar estas especiarias, e por isso, usei as nossas também elas usadas nos nossos folares: a canela e a erva doce.

A receita não é difícil de fazer, só precisa de algumas horas para levedar. E já agora use uma farinha extraforte que tenha bastante glúten, caso contrário não consegue ter a textura original.

 

Espero que gostem.

 

 

Tsoureki – Pão Grego de Páscoa

 

Ingredientes:

24 gr de fermento seco de padeiro

110 gr de água, morna

10 gr de canela

3 gr de cardamomo em pó

1 c. de sobremesa de sementes de erva doce

135 gr de manteiga

230 gr de açúcar

150 gr de leite

4 ovos L

870 gr de farinha T65

1 laranja, só a raspa

1 pitada de sal

1 ovo + 1 c.de chá de água, para pincelar

amêndoas lascadas, para decorar

 

Preparação:

Numa tigela coloque a água morna, o fermento e uma pitada de sal. Mexa, tape com a película aderente, e deixe a descansar 7 minutos, até que o fermento suba e comece a borbulhar.

Num tacho junte a manteiga, o leite e o açúcar. Leve ao lume baixo, até que a manteiga e o açúcar derretam. Numa batedeira coloque os ovos, bata, depois junte o leite morno e bata novamente. Junte o fermento e volte a bater para tudo ficar homogéneo.

Junte a farinha, as raspas da laranja, as sementes de erva doce, a canela e o cardamomo. Use o gancho da batedeira e em velocidade baixa, mexa tudo, depois passe para a velocidade alta e bata durante 15 minutos, até a massa ficar lisa, macia, brilhante e um pouco pegajosa.

Coloque a massa numa bancada, sem farinha, e faça uma bola. Coloque numa taça, tape com película aderente e deixe a levedar durante quatro horas.

Esvazie a massa com a mão, pese e faça quatro bolas do mesmo peso. Depois por cada bola corte em três também do mesmo peso.

Por cada porção faça 3 rolos com as mãos, segure as pontas e agite para esticar, tipo corda.

Faça com as três “cordas” de cada porção uma trança. Coloque as tranças num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar mais uma hora.

Pincele com o ovo e a água, salpique com as amêndoas lascadas e leve a cozer em forno pré aquecido a 150º durante uma hora.

Retire do forno, deixe arrefecer e delicie-se com este pão doce grego.

Tapado com película aderente dura uma semana, mas também pode congelar cortado ás fatias.

 

Bom Apetite.

 

 

 

 

Pão-de-Ló de Cascais

Pão-de-Ló de Cascais

Pescada à Gomes de Sá

Pescada à Gomes de Sá