Arroz Doce com Espumante
“Não negue à partida, uma ciência que desconhece”. Uma frase que dizemos muitas vezes, quando a desconfiança é grande. Na culinária podemos dizer quase o mesmo. “Não diga que não gosta, se não provou”.
É o que acontece com esta receia? Desconfia? Franziu o sobrolho, torceu o nariz? Então faça e prove.
É talvez dos meus doces preferidos, o arroz doce. O tradicional, feito de igual forma por gerações e gerações. Eu costumo fazer o da minha mãe, mas também gosto de o fazer inovando aqui e ali.
O arroz doce é conhecido em vários países onde o arroz é originário e cultivado.
Dizem que foi trazido da Ásia para a Europa, por comerciantes, para a América pelos colonos e ao Brasil chega, pela mão dos Portugueses.
As primeiras receitas descrevem que o arroz doce deve ser cozido em leite ou água. Na Ásia é cozido em leite de coco. Os Persas coziam o arroz em leite e depois aromatizavam-no com mel e especiarias. Já na Tailândia comem o arroz, com manga e pedaços de coco.
Na Europa, agora, já aparecem receitas em que o arroz é cozido em nata e até em leite condensado.
Nas receitas tradicionais, ele era apenas temperado com uma casca de limão e canela, e nos nossos conventos com muitas gemas. Hoje já se tempera com chocolate, baunilha, etc., etc. E porque não fazê-lo com espumante?
É uma receita diferente, singular, mas que nos deixa admirados. É um tipo de risotto doce. Aliás ele é feito com arroz arbóreo, tal como o risotto.
Não sei quem inventou esta receita, ela apareceu-me através de uma amiga que viveu muito tempo em Itália.
Como tinha o arroz louro, próprio para fazer arroz doce, resolvi experimentar com esta variedade. E ficou igualmente bom.
Espero que gostem.
Arroz Doce com Espumante
Ingredientes:
1 litro de leite
1 pau de canela
2 cascas de tangerina
1 pitada de sal
½ vagem de baunilha
1 pitada de noz moscada
½ chávena de arroz, para arroz doce usei, o arroz louro
1/3 de chávena de champagne ou espumante de boa qualidade
1 c. de sopa de manteiga
½ chávena de açúcar
Amêndoas lascadas para decorar
Raspas de tangerina, para decorar
Preparação:
Num tacho ponha o leite com a canela, as cascas de tangerina, a noz moscada, o sal e as sementes da vagem de baunilha.
Deixe levantar fervura e deixe em infusão por 10 minutos. Não deixe o leite arrefecer, por isso deixe-o no lume brando enquanto cozinha.
Num tacho ponha a manteiga, depois o arroz, deixe-o fritar bem na manteiga, sem queimar. Quando estiver seco, junte o espumante e mexa até o arroz ter absorvido todo o líquido. Depois vá vazando aos poucos o leite que deve estar quente e vá mexendo como se estivesse a fazer um risotto, até ter gasto todo o liquido ao fim de 30 a 35 minutos, o arroz deve estar cozido. Se não, junte mais um pouco de leite quente.
Retire do lume ponha o arroz em taças, decore com amêndoas lascadas e raspas de tangerina. Sirva morno.
Bom apetite.