Eton Mess de Amoras Silvestres

Eton Mess de Amoras Silvestres

Eton Mess, sobremesa típica dos Ingleses. Os puristas dizem que o “Eton” só pode ser feito com morangos e de preferência ingleses. Mas eu acho que todos os frutos vermelhos ficam bem, e não só, com esta sobremesa, que é e só, merengue, natas e fruta.

Na sua origem, era servida no aristocrático Eton College, no início do século passado e era servido com morangos, bananas e creme. O merengue foi adicionado mais tarde.

O seu nome vem daí, Eton do colégio e Mess, significa bagunça em inglês e tem a ver com a aparência da sobremesa, que não é muito arrumada, pois todos os ingredientes são colocados em camadas sobrepostas, a misturarem-se umas nas outras.

A lenda conta que este colégio, fazia sempre o seu campeonato de cricket, e num desses dias, um Labrador brincalhão sentou-se em cima de um cesto que tinha uma pavlova, que iria ser o lanche no final da prova. A pavlova com morangos, ficou esborrachada. Mas no final os jogadores e os alunos comeram na mesma a pavlova e assim se criou uma nova sobremesa.

Estamos na altura das amoras, e por aqui já se fez a primeira apanha. Já congelei, já me deliciei com panquecas e hoje resolvi fazer um “Eton Mess”.

Espero que gostem.

 

Eton Mess de Amoras Silvestres

 

Ingredientes, para 6 pessoas:

 

200 ml de natas

50 gr de açúcar de pasteleiro

200 ml de iogurte grego natural

500 gr de amoras

10 suspiros de compra de tamanho pequeno

coulis de amoras

hortelã para decorar

 

Para o coulis:

1 chávena de amoras

½ limão, só o sumo

2 c. de sopa de açúcar amarelo

1 cálice de rum, opcional

 

Preparação:

Comece por fazer o coulis. Num tacho coloque todos os ingredientes e deixe fazer uma compota rápida. Gosto de lhe acrescentar um bocadinho de rum. Deixe arrefecer e reserve.

Na hora de servir, bata as natas com o açúcar, acrescente depois o iogurte e envolva.

Monte o Eton, em taças ou em copos, coloque um suspiro esmigalhado, depois as amoras, depois o creme. Repita a operação e finalize com o coulis e um raminho de hortelã.

 

Bom apetite.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compota de Pêra Rocha com Vinho do Porto

Compota de Pêra Rocha com Vinho do Porto

Salada Caprese com Pepino

Salada Caprese com Pepino