Eton Mess de Amoras Silvestres
Eton Mess, sobremesa típica dos Ingleses. Os puristas dizem que o “Eton” só pode ser feito com morangos e de preferência ingleses. Mas eu acho que todos os frutos vermelhos ficam bem, e não só, com esta sobremesa, que é e só, merengue, natas e fruta.
Na sua origem, era servida no aristocrático Eton College, no início do século passado e era servido com morangos, bananas e creme. O merengue foi adicionado mais tarde.
O seu nome vem daí, Eton do colégio e Mess, significa bagunça em inglês e tem a ver com a aparência da sobremesa, que não é muito arrumada, pois todos os ingredientes são colocados em camadas sobrepostas, a misturarem-se umas nas outras.
A lenda conta que este colégio, fazia sempre o seu campeonato de cricket, e num desses dias, um Labrador brincalhão sentou-se em cima de um cesto que tinha uma pavlova, que iria ser o lanche no final da prova. A pavlova com morangos, ficou esborrachada. Mas no final os jogadores e os alunos comeram na mesma a pavlova e assim se criou uma nova sobremesa.
Estamos na altura das amoras, e por aqui já se fez a primeira apanha. Já congelei, já me deliciei com panquecas e hoje resolvi fazer um “Eton Mess”.
Espero que gostem.
Eton Mess de Amoras Silvestres
Ingredientes, para 6 pessoas:
200 ml de natas
50 gr de açúcar de pasteleiro
200 ml de iogurte grego natural
500 gr de amoras
10 suspiros de compra de tamanho pequeno
coulis de amoras
hortelã para decorar
Para o coulis:
1 chávena de amoras
½ limão, só o sumo
2 c. de sopa de açúcar amarelo
1 cálice de rum, opcional
Preparação:
Comece por fazer o coulis. Num tacho coloque todos os ingredientes e deixe fazer uma compota rápida. Gosto de lhe acrescentar um bocadinho de rum. Deixe arrefecer e reserve.
Na hora de servir, bata as natas com o açúcar, acrescente depois o iogurte e envolva.
Monte o Eton, em taças ou em copos, coloque um suspiro esmigalhado, depois as amoras, depois o creme. Repita a operação e finalize com o coulis e um raminho de hortelã.
Bom apetite.