Pudim de Ovos da Perpétua

Pudim de Ovos da Perpétua

Esta é uma receita que conta uma grande e linda história de amizade.

A minha mãe conheceu a Perpétua quando tinha 7 anos, hoje tem 88. E a partir daí, brincaram juntas, namoraram, casaram, tiveram filhos e enviuvaram. Começaram a fazer férias juntas, passeios, visitas mútuas e continuam a fazê-lo. Preocupam-se uma com a outra, telefonam-se e mantêm esta amizade de 80 anos. É bonito.

A Perpetua no verão vem sempre cá a casa passar uns dias e na minha cozinha ainda faz este pudim. E sempre que o fazemos sem ela, dizemos, que fizemos o pudim da Perpetua.

Espero que gostem

Pudim de Ovos da Perpétua

Ingredientes:

8 ovos

400 gr de açúcar branco

½ litro de leite gordo

10 gr de açúcar baunilhado, usei da gourmarket

Para o caramelo:

125 gr de açúcar branco

250 gr de água

Preparação:

Comece por fazer o caramelo. Coloque a água e o açúcar num tacho e leve ao lume. Não mexa e deixe o açúcar derreter. Ele vai passar por vários pontos e quando começar a ganhar cor de âmbar escuro está pronto. Unte com o caramelo uma forma de pudim. Reserve.

Misture bem os ovos com os açucares, depois junte o leite e mexa bem com uma vara de arames. Coe o preparado por um coador.

Coloque na forma, feche com a tampa.

Numa panela de pressão coloque água só até meio, coloque a forma, e em cima da tampa da forma, coloque um pano da loiça, para absorver a água que vai condensar na tampa. Feche a panela e deixe cozer durante 45 minutos.

Se não tiver panela de pressão pode cozer em banho Maria, no forno a 170º durante 1 hora e meia

Deixe na forma até esfriar, leve ao frio de preferência durante a noite. Desenforme.

Sirva frio.

Bom apetite

Empadas de Galinha

Empadas de Galinha

Hummus de Tremoços

Hummus de Tremoços