Pudim de Ovos da Perpétua
Esta é uma receita que conta uma grande e linda história de amizade.
A minha mãe conheceu a Perpétua quando tinha 7 anos, hoje tem 88. E a partir daí, brincaram juntas, namoraram, casaram, tiveram filhos e enviuvaram. Começaram a fazer férias juntas, passeios, visitas mútuas e continuam a fazê-lo. Preocupam-se uma com a outra, telefonam-se e mantêm esta amizade de 80 anos. É bonito.
A Perpetua no verão vem sempre cá a casa passar uns dias e na minha cozinha ainda faz este pudim. E sempre que o fazemos sem ela, dizemos, que fizemos o pudim da Perpetua.
Espero que gostem
Pudim de Ovos da Perpétua
Ingredientes:
8 ovos
400 gr de açúcar branco
½ litro de leite gordo
10 gr de açúcar baunilhado, usei da gourmarket
Para o caramelo:
125 gr de açúcar branco
250 gr de água
Preparação:
Comece por fazer o caramelo. Coloque a água e o açúcar num tacho e leve ao lume. Não mexa e deixe o açúcar derreter. Ele vai passar por vários pontos e quando começar a ganhar cor de âmbar escuro está pronto. Unte com o caramelo uma forma de pudim. Reserve.
Misture bem os ovos com os açucares, depois junte o leite e mexa bem com uma vara de arames. Coe o preparado por um coador.
Coloque na forma, feche com a tampa.
Numa panela de pressão coloque água só até meio, coloque a forma, e em cima da tampa da forma, coloque um pano da loiça, para absorver a água que vai condensar na tampa. Feche a panela e deixe cozer durante 45 minutos.
Se não tiver panela de pressão pode cozer em banho Maria, no forno a 170º durante 1 hora e meia
Deixe na forma até esfriar, leve ao frio de preferência durante a noite. Desenforme.
Sirva frio.
Bom apetite