Bochechas de Bacalhau à Bulhão Pato

Bochechas de Bacalhau à Bulhão Pato

Quando ouvimos falar em bulhão pato, vem sempre á memória, a receita original, amêijoas. Mas a receita de tão simples que é pode ser replicada com muitos outros ingredientes.

No blog pode encontrar, a receita original, com chocos e até com pescada.

Hoje trago-vos uma outra alternativa, e provavelmente, não muito usual nas vossas receitas, as bochechas de bacalhau.

O bacalhau e os portugueses, têm uma relação secular. Entra nas nossas casas, desde o século XVI, e temos até a expressão do “fiel amigo”, para o designar, sabe quem é o autor?

“Os meus romances no fundo são franceses, como eu sou em quase tudo um francês – excepto num certo fundo sincero de tristeza lírica, que é uma característica portuguesa, num gosto depravado pelo fadinho, e no justo amor do bacalhau de cebolada.” A expressão é da autoria de Eça de Queirós, numa celebre carta endereçada ao seu amigo Oliveira Martins.

Tal como o Eça também gosto de bacalhau, das mil e uma maneiras que se pode cozinhar. Esta é mais uma.

Espero que gostem.

 

Bochechas de Bacalhau á Bulhão Pato

 

Ingredientes:

500 gr de bochechas de bacalhau congeladas

Azeite q.b.

Coentros q.b.

½ copo de vinho branco

1 limão

Sal q.b.

Pimenta q.b.

½ malagueta

 

Preparação:

Descongele, lave e deixe a secar as bochechas. Numa frigideira de ferro, coloque os alhos bem picados com o azeite e deixe fritar sem queimar. Junte os talos dos coentros picados, a malagueta também picada. Deixe fritar mais um pouco. Junte o vinho, deixe evaporar o álcool, junte as bochechas. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar 10 a 15 minutos. Retire do lume junte o sumo de limão e salpique com os coentros picados.

Sirva com fatias de pão torrado e batatas novas cozidas.

 

Bom apetite.

 

Dica: As bochechas congeladas apesar de estarem demolhadas têm ainda algum sal. Tenha atenção quando temperar. Se comprar em salmoura, deve demolhar como faz com o bacalhau seco.

Migas com Couve lombarda

Migas com Couve lombarda

pequenos-almoços, Aveia Nocturna com Maçãs e iogurte

pequenos-almoços, Aveia Nocturna com Maçãs e iogurte