Massa quebrada, é uma receita Francesa de uma massa crocante e macia, usada tanto em receitas doces como salgadas. Antigamente fazia-se á mão, hoje podemos fazê-la num processador e é muito mais rápido e fácil.  Não é difícil fazer esta m

Massa quebrada, é uma receita Francesa de uma massa crocante e macia, usada tanto em receitas doces como salgadas. Antigamente fazia-se á mão, hoje podemos fazê-la num processador e é muito mais rápido e fácil.

Não é difícil fazer esta massa, só tem de ter em conta, que não pode cortar na manteiga e esta tem de estar bem fria, assim como a água, tem de estar gelada.

Depois é só pulsar, e com as mãos, fazer aquilo que os franceses chamam “fraisage”. No final, com a palma da mão misture bem a manteiga na farinha, para a massa ficar bem quebradiça.

Podemos comprar a massa quebrada ou mesmo folhada. Por vezes também recorro a elas, mas uma tarte feita com uma massa quebrada caseira, é outro nível.

Espero que gostem.

 

Tartes de Massa Quebrada com Marmelo

 

Ingredientes:

2 marmelos grandes

Água q.b.

1 estrela de anis

1 pau de canela

½ chávena de açúcar mascavado

1 cálice de vinho moscatel ou vinho do porto

Açúcar de pasteleiro, para decorar

 

Para a massa:

1+1/3 chávena de farinha

½ c. de chá de sal

2 a 3 c. de sopa de água gelada

1 c. de sopa de açúcar

115g de manteiga fria

 

Para o creme:

150g Farinha de amêndoa, usei da koro

25g Farinha T55

1 c. de chá de extracto de baunilha

1 pitada de sal

150g de manteiga macia

2 ovos L

 

Preparação:

Comece por fazer a massa. Numa bimby ou em outro processador, coloque a farinha, o açúcar e o sal, pulse, para misturar. Junte a manteiga cortada aos cubos e pulse novamente, para a manteiga partir e parecer grãos de areia. Com a máquina ligada junte a água gelada, para que a massa ligue.

Coloque a massa numa bancada e com a palma da mão pressione para alisar mais a massa. Mas não amasse demasiado, senão a massa fica dura.

Faça um disco, envolva em película e leve ao frio pelo menos uma hora.

Entretanto estufe os marmelos. Corte-os em gomos, retire as sementes e a pele. Coloque-os num tacho, cubra-os com água. Junte todos os outros ingredientes. Tape com papel vegetal e deixe cozinhar em lume brando.

Faça o creme. Numa taça bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo. Junte os ovos, as farinhas, o sal e a baunilha. Bata até ter um creme homogéneo.

Depois de frios corte os marmelos em tiras.

Corte a massa em quatro. Estique cada parte e coloque-a nas formas de tartelete. Preencha com o creme e leve ao forno pré aquecido a 180º, durante 20 a 30 minutos.

Deixe arrefecer um pouco, desenforme. Decore com as tiras do marmelo.

Na hora de servir, polvilhe com açúcar de pasteleiro.

Bom apetite.

Gelado de Dióspiros com Cardamomo

Gelado de Dióspiros com Cardamomo

Crisps de Abóbora Butternut

Crisps de Abóbora Butternut