Pizza

Pizza

Se pensa que a pizza é de origem Italiana, desengane-se pois não é. Supõem-se que a história da pizza começou com os Egípcios. Eles devem ter sido os primeiros a misturar água com farinha e a cozê-la no forno. Mas outros povos tinham o mesmo método de utilizar as farinhas, como os Hebreus, os Árabes e os Turcos. Estes últimos usavam coberturas de carne e legumes, nesse pão fininho, que dobravam e fechavam como um envelope, ainda hoje conhecida como pizza turca. Essa forma de fazer pão chega á Europa através das cruzadas, mais propriamente em Nápoles através do seu porto. E foi aí que os italianos lhes deram o seu cunho pessoal, misturando outros ingredientes, nomeadamente o tomate. Continuava a ser um alimento para pobres, eram vendidas por ambulantes na rua e começaram a chamar-lhe “picea”. Assim o berço da nova pizza tal como a conhecemos hoje é Nápoles. Onde mais tarde apareceram as tão conhecidas pizzas Margheritas, porque um cozinheiro Napolitano quis homenagear a sua rainha com o mesmo nome, e quis replicar as cores da bandeira italiana.

Histórias á parte, cá em casa gostamos de pizza, caseiras e bem fininhas. Como a de hoje.

Espero que gostem.

 

Pizzas Fininhas

 

Ingredientes:

500 gr de farinha T55

1 saqueta de fermento seco

240 ml de água morna

6 c. de sopa de azeite

8 gr de sal

Queijo mozzarella

Molho de tomate

Cogumelos fatiados

Azeitonas sem caroço

Tomates cherry

Carnes frias a gosto

 

Preparação:

Numa batedeira, coloque o gancho de massas. Coloque o fermento na água morna, mexa e deixe repousar 10 minutos. Coloque a farinha, o sal e o azeite, na batedeira e envolva com o gancho. Em velocidade média comece a bater e vá deitando aos poucos a água com o fermento. Bata depois em velocidade alta, pelo menos 8 a 10 minutos, até a massa despegar da taça.

Tape a taça com película aderente e deixe levedar durante duas horas, ou até duplicar o volume.

Estique bem a massa com um rolo e faça as pizzas do tamanho que desejar.

Coloque um tabuleiro de pizzas ou um normal, com papel vegetal, e leve a aquecer a 200º. Monte a pizza a gosto, comece pelo tomate, depois o queijo, de seguida os cogumelos, azeitonas, os cherrys e por fim as carnes frias.

Leve ao forno mais ou menos 20 minutos, só até o queijo ter derretido e a massa estar douradinha.

Na hora de servir decore com folhas de manjericão ou de orégãos.

Bom apetite.

 

 

 

 

 

Pudim de Banana

Pudim de Banana

Gelatina de chia com Salada de Fruta

Gelatina de chia com Salada de Fruta