Pissaladière

Pissaladière

A Pissaladière é uma especialidade culinária originária da região da Provença, no sul da França. Este prato, que se assemelha a uma pizza, tem uma base de massa de pão coberta com ingredientes característicos da cozinha mediterrânea.

A origem da Pissaladière pode ser encontrada na cidade de Nice. O nome "Pissaladière" deriva do termo "pissalat", um condimento local feito a partir de anchovas salgadas e fermentadas. Tradicionalmente, a Pissaladière é coberta com uma combinação de cebolas caramelizadas, azeitonas pretas, anchovas e, às vezes, ervas como tomilho ou orégãos. Diferente da pizza italiana, a Pissaladière não usa queijo ou molho de tomate.

A Pissaladière é geralmente servida como aperitivo ou lanche, tanto quente como fria, e é um exemplo da rica tradição gastronómica da Provença.

Estamos o mês de junho, o mês das sardinhas e do desafio da Marta e da Elsa. Assim resolvi fazer uma Pissaladiére com todos os produtos tradicionais e incluí as sardinhas em conserva.

O resultado não podia ser melhor.

Espero que gostem.

 

Pissaladière

 

Ingredientes

Para a massa:

250g de farinha T65

3 c. de sopa de azeite

2/3 de chávena de água morna

1 saqueta de fermento seco de padeiro

1 c. de chá de sal

 

Para o recheio:

18 filetes de anchova

1 lata de sardinhas de conserva

3 cebolas

1 dente de alho

½ chávena de azeite

Tomilho

1 pitada de sal

Pimenta q.b.

¼ chávena de azeitonas pretas descaroçadas

 

Preparação:

Comece pela massa. Coloque numa taça a água morna e o fermento, deixe descansar cinco minutos.

Numa batedeira junte a farinha, o sal e o azeite, envolva. Junte a água com o fermento e bata com o gancho até ter uma massa homogénea e que despegue do gancho.

Deixe descansar uma hora para levedar.

Faça o recheio. Numa frigideira coloque as anchovas e deixe-as derreter. Junte o azeite, as cebolas cortadas em rodelas e o alho fatiado. Deixe cozinhar bem. Junte as sardinhas limpas da espinha central, junte o tomilho e deixe cozinhar mais um pouco. Retifique o sal (cuidado porque as anchovas são salgadas, junte a pimenta e as azeitonas cortadas ás rodelas.

Deixe arrefecer completamente.

Pegue na massa coloque-a num tabuleiro. Com os dedos estenda-a para a massa forrar todo o tabuleiro. Deixe descansar mais 30 minutos. Vaze o recheio por cima cobrindo toda a massa.

Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 25 minutos.

Retire do forno, deixe descansar um pouco, desenforme. Sirva morna ou fria.

Bom Apetite.

 

 

 

 

Brie Assado com Calda de Cerejas

Brie Assado com Calda de Cerejas

Quadradinhos de Queijo Chèvre com Chutney

Quadradinhos de Queijo Chèvre com Chutney