Pissaladière
A Pissaladière é uma especialidade culinária originária da região da Provença, no sul da França. Este prato, que se assemelha a uma pizza, tem uma base de massa de pão coberta com ingredientes característicos da cozinha mediterrânea.
A origem da Pissaladière pode ser encontrada na cidade de Nice. O nome "Pissaladière" deriva do termo "pissalat", um condimento local feito a partir de anchovas salgadas e fermentadas. Tradicionalmente, a Pissaladière é coberta com uma combinação de cebolas caramelizadas, azeitonas pretas, anchovas e, às vezes, ervas como tomilho ou orégãos. Diferente da pizza italiana, a Pissaladière não usa queijo ou molho de tomate.
A Pissaladière é geralmente servida como aperitivo ou lanche, tanto quente como fria, e é um exemplo da rica tradição gastronómica da Provença.
Estamos o mês de junho, o mês das sardinhas e do desafio da Marta e da Elsa. Assim resolvi fazer uma Pissaladiére com todos os produtos tradicionais e incluí as sardinhas em conserva.
O resultado não podia ser melhor.
Espero que gostem.
Pissaladière
Ingredientes
Para a massa:
250g de farinha T65
3 c. de sopa de azeite
2/3 de chávena de água morna
1 saqueta de fermento seco de padeiro
1 c. de chá de sal
Para o recheio:
18 filetes de anchova
1 lata de sardinhas de conserva
3 cebolas
1 dente de alho
½ chávena de azeite
Tomilho
1 pitada de sal
Pimenta q.b.
¼ chávena de azeitonas pretas descaroçadas
Preparação:
Comece pela massa. Coloque numa taça a água morna e o fermento, deixe descansar cinco minutos.
Numa batedeira junte a farinha, o sal e o azeite, envolva. Junte a água com o fermento e bata com o gancho até ter uma massa homogénea e que despegue do gancho.
Deixe descansar uma hora para levedar.
Faça o recheio. Numa frigideira coloque as anchovas e deixe-as derreter. Junte o azeite, as cebolas cortadas em rodelas e o alho fatiado. Deixe cozinhar bem. Junte as sardinhas limpas da espinha central, junte o tomilho e deixe cozinhar mais um pouco. Retifique o sal (cuidado porque as anchovas são salgadas, junte a pimenta e as azeitonas cortadas ás rodelas.
Deixe arrefecer completamente.
Pegue na massa coloque-a num tabuleiro. Com os dedos estenda-a para a massa forrar todo o tabuleiro. Deixe descansar mais 30 minutos. Vaze o recheio por cima cobrindo toda a massa.
Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 25 minutos.
Retire do forno, deixe descansar um pouco, desenforme. Sirva morna ou fria.
Bom Apetite.