Dacqupoise de Coco e Caramelo Salgado

Dacqupoise de Coco e Caramelo Salgado

O calendário diz-nos que hoje é o dia dos Namorados. Mais conhecido pelo dia de São Valentim. Mas nem sempre foi assim, antes pelo contrário, este dia estava associado ao jejum. A associação ao amor e amizade aparece só na Idade Média, onde estas coisas do amor passaram a ser um conceito.

Há muitas histórias engraçadas á volta deste dia, mas hoje ele está muito ligado á parte comercial e disso eu não gosto.

Mas se há um dia dos namorados, vamos lá festejá-lo á nossa maneira com quem mais gostamos. E por que não fazer uma bela sobremesa!?

A Dacquoise é uma sobremesa Francesa. E os franceses já nos habituaram, ás receitas delicadas, requintadas, cheias de técnica.

Mas esta apesar de parecer muito elaborada é relativamente fácil de confeccionar, mas que enche uma mesa, lá isso é verdade.

A receita original, consiste num bolo em camadas de merengue de nozes ou avelãs, com um creme de chantilly. Troquei as nozes por coco e o chantilly por creme de mascarpone. E ficou maravilhoso.

Espero que gostem.

Dacquoise de Coco e Caramelo Salgado

Ingredientes:

Para o suspiro

6 claras

150 gr de açúcar pulverizado

1 c. de chá de vinagre

1 c. de chá de farinha Maizena

3 c. de sopa de coco ralado

 

Para o recheio:

1 embalagem de queijo mascarpone

200 ml de natas

2 c. de sopa de açúcar

3 c. de sopa de coco ralado

 

Para o caramelo salgado:

200 gr de açúcar branco

85 gr de manteiga

150 ml de natas

1 pitada de flor de sal

 

Frutos vermelhos a gosto, para decorar

 

Preparação:

Comece por fazer o suspiro. Bata as claras em castelo, quando começarem a fazer picos junte o açúcar pulverizado, o vinagre e a farinha Maizena. Continue a bater até ficarem em castelo firme. Adicione o coco ralado e envolva delicadamente.

Num tabuleiro coloque uma folha de papel vegetal. Desenhe uns discos do tamanho que quiser. Volte o papel ao contrário e preencha os discos com as claras. O forno tem de estar pré aquecido a 160º, baixe para 120º e deixe cozinhar durante 1 hora e meia. Desligue o forno e deixe os discos de suspiro arrefecerem completamente no forno.

Faça o caramelo. Num tacho coloque o açúcar, deixe-o derreter, adicione a manteiga e o sal, quando esta estiver derretida, junte as natas com cuidado, pois têm tendência a salpicar. Retire do lume e deixe arrefecer.

Bata as natas, adicione o açúcar e o mascaporne, adicione o coco e envolva bem. Leve ao frio.

Monte a Dacquoise. Num prato coloque um disco, depois o creme de mascarpone, outro disco e assim sucessivamente. Por fim vaze o caramelo a gosto. Decore com frutos vermelhos ou outros a gosto.

Sirva frio.

Bom Apetite.

 

Crumble de Maçã com Flocos de Aveia e Amêndoas Laminadas

Crumble de Maçã com Flocos de Aveia e Amêndoas Laminadas

Leite Creme de Ervilhas Primavera

Leite Creme de Ervilhas Primavera