Dicas de Culinária - Várias formas de utilizar o Ananás
Dicas de Culinária – Várias formas de utilizar o Ananás
O Ananás, originário da América do Sul, é considerado um fruto tropical. Não se sabe ao certo se a sua origem é do México ou do Brasil, mas é certo que os Portugueses o trouxeram do Brasil e o plantaram nos Açores. Em estufas para serem plantas ornamentais.
Só mais tarde perceberam que era um fruto e que podia ser comestível. Continuam a ser plantados em estufas, e hoje têm denominação protegida de Ananás dos Açores.
É um fruto consensual. A maioria gosta do seu sabor e aroma, e é muito apreciado ao natural, mas também em receitas doces e salgadas.
Mas sabe tudo sobre o ananás?
1. Ao escolher um ananás, tenha em atenção á sua coroa, esta deve ser verde e brilhante.
2. Se quiser saber se está maduro, puxe uma das folhas da coroa, se sair sem pressão está maduro.
3. Não use o ananás fresco em sobremesas com gelatina. Este fruto tem uma enzima que impede que a gelatina solidifique. Assim prefira o ananás em calda.
4. É um fruto açucarado e rico em vitaminas A e C, é digestivo, diurético, talvez por isto seja recomendado para regimes de emagrecimento.
5. Não deite fora as cascas. Com elas pode fazer licores, geleias, chás e sumos.
Hoje trago-vos uma forma de aproveitar as cascas do ananás, pois cada vez mais nada se deve desperdiçar nas nossas cozinhas.
Espero que gostem.
Sumo de cascas de Ananás
Ingredientes:
Cascas de ananás
1 litro de água
Hortelã q.b.
Preparação:
Descasque o ananás, guarde as castas e as rodelas das extremidades, que normalmente são pequenas.
Numa Bimby ou num processador de culinária, coloque as cascas, a água e a hortelã. Bata tudo bem. Coe. Coloque duas pedras de gelo e sirva.
Bom Apetite