Geleia de Cascas de Ananás

Geleia de Cascas de Ananás

Ananás, originário da América do Sul, Trazido para a Europa pelos descobridores, chegou cá com o nome que conhecemos hoje. Mas o povo Tupi, indígenas locais, chamavam-lhe nana nana, que queria dizer perfume.

E com um ananás vamos falar de desperdício alimentar. Ainda não consigo cozinhar sem deixar algum desperdício, mas cada vez mais me preocupo com isso. A receita de hoje é bem o exemplo.

Em vez de deitar as cascas fora, resolvi fazer uma geleia.

Espero que gostem.

Geleia de Cascas de Ananás

Ingredientes, deu um frasco pequeno

Cascas de 1 ananás

O mesmo peso de açúcar

1 pau de canela

½ limão, só a casca

Preparação:

Lave as cascas do ananás, junte metade do açúcar, a casca do limão e o pau de canela. Junte a água até cobrir as cascas. Leve ao lume e deixe ferver até ficarem macias.

Retire o pau de canela. Depois bata as cascas com um pouco de água de as cozer numa Bimby ou em outro processador. Coe as cascas num coador de rede fina. Misture este líquido ao resto que ficou no tacho e junte o açúcar restante.

Leve de novo ao lume e deixe ferver até ganhar ponto estrada.

Encha os frascos, previamente esterilizados, tape e guarde.

Bom Apetite.

Dica: Ponto estrada – é quando a calda atinge os 110º, mas se não tiver termómetro, pode verificar da seguinte forma: Deite um pouco da calda num prato, deixe arrefecer um pouco, passe com o dedo, se fizer estrada e a calda não voltar ao sítio, está no ponto.

Apfelstrudel - Torta de Maçã

Apfelstrudel - Torta de Maçã

Carpaccio de Ananás com Hortelã e Romã

Carpaccio de Ananás com Hortelã e Romã