Dica de Culinária - Vamos Congelar Ervilhas Tortas
Dicas de Culinária
Estamos na época da abundância. Os legumes estão aí no seu esplendor, favas, ervilhas, courgettes, aipos, funchos, etc., etc.
Para quem tem de comprar esta é uma boa altura para o fazer e congelar. Pois os produtos estão na sua estação e têm o máximo sabor. Para quem tem produção própria e acaba sempre por ter mais do que consegue consumir, pode oferecer, mas congelar também é uma optima opção.
Mas todos os legumes são diferentes no que diz respeito à congelação. Uns congelam-se sem problemas directamente para a caixa ou saco, outros podem ser branqueados e outros não devem ser congelados, porque perdem todas as suas características.
Hoje congelei ervilhas tortas, dica dada pelo Chef Victor Sobral. Eu perguntei e ele com grande generosidade ensinou.
Espero que gostem.
Como Congelar Ervilhas Tortas
Lave as ervilhas e retire o fio. Num tacho coloque água e sal e quando a agua começar a ferver adicione as ervilhas por 20 segundos. Passe-as para uma tigela com água gelada, para parar a cozedura. Escorra.
Num papel absorvente coloque-as uma a uma para ficarem bem secas. Depois coloque-as num tabuleiro, estique-as bem (elas enrolam quando cozidas) e leve-as ao congelador.
Quando estiverem congeladas já as pode acondicionar numa caixa de congelação e mantê-las no congelador.
Depois é só utilizar.