Molho Tzatziki (molho grego)
Chegou o verão e precisamos de receitas frescas. O que me apetece logo fazer é um molho grego de pepino e hortelã. Fresco, saudável, fácil, leve e muito, mas muito saboroso.
Nos idos anos 90 fiz umas férias na Grécia e foi lá que comi pela primeira vez este molho, que os gregos servem com carne, nas sanduíches, nos wraps, nas saladas e até como aperitivo mergulhando nele legumes crus. Desde então que passou a ser uns dos molhos mais utilizados cá em casa.
É muito fácil de fazer, sendo o único truque drenar bem o pepino, que tem muita água, e por isso mesmo não deixar o molho aguado.
Espero que gostem.
Molho Tzatziki (molho grego)
Ingredientes:
1 chávena de iogurte grego natural
1 limão
1 c. de sopa de infusão de alhos em azeite, ou 3 dentes de alhos esmagados
1 c. de sopa de azeite
1 c. de sobremesa de vinagre de champagne, ou de vinho branco
Flor de sal q.b.
Pimenta q.b.
Hortelã 2 c. de sopa de folhas picadas
½ pepino
Rodelas de pepino para decorar
Preparação:
Retire as sementes ao pepino, rale-o e coloque-o numa tigela com um pouco de sal, para sair o máximo de água, durante meia hora. Coloque o pepino numa gaze ou num pano fino e esprema até secar completamente. Disponha numa taça.
Num robot coloque o iogurte, os alhos, as folhas de hortelã, o sal, a pimenta, o azeite, o vinagre e o sumo do limão. Bata tudo bem até ficar bem homogéneo.
Junte este creme ao pepino ralado e envolva bem. Rectifique temperos.
Deixe descansar pelo menos dez minutos, para os sabores se fundirem bem. Sirva bem frio, decorado com rodelas bem fininhas de pepino e um raminho de hortelã.
Bom Apetite.