Gelado de Café
Gelado. Não é consensual a sua origem. Uns dizem que foram os chineses, outros dizem que foram os Árabes. Certo é que tanto uns como os outros usavam neve misturada com polpa de fruta, daí a palavra “sberbeth”, palavra árabe para designar o que chamamos hoje de sorvete. Os gelados sempre foram apreciados, em todas as civilizações. Considerados sobremesa para gente rica, faziam furor nas cortes europeias.
Hoje também gostamos deles e o seu consumo é cada vez maior. Trago-vos um gelado com um ingrediente muito apreciado cá em casa.
Espero que gostem
Gelado de café
Ingredientes:
2 chávenas de leite
2 chávenas de natas
1 chávena de açúcar
2 chávenas de café, de café expresso forte, usei Nespresso Kazaar
6 gemas
1 pitada de sal
Preparação:
Num tacho coloque o leite, as natas e o açúcar. Deixe levantar fervura. Adicione as duas chávenas de café expresso, sem açúcar, e o sal. Mexa bem.
Numa taça coloque as gemas, envolva bem. Junte um pouco do líquido e mexa-as bem.
Com o tacho fora do lume, deite as gemas em fio mexendo sempre. Leve novamente o tacho ao lume baixo e deixe engrossar e cozer os ovos.
Coloque o preparado numa taça, e esta em cima de uma tigela com gelo, para arrefecer rapidamente.
Vaze para a máquina de gelados e siga as instruções.
Leve ao frio pelo menos 3 horas.
Bom Apetite.
Dica: Se não tiver máquina de fazer gelados, coloque o preparado numa caixa, leve ao congelador e mexa com um garfo de hora a hora, pelo menos 3 a 4 vezes.
Mas se tiver uma Bimby ou um processador forte faça da seguinte forma: leve ao frio o preparado até congelar. Na hora de servir coloque o gelado na Bimby e bata bem, fica com a consistência de gelado.