Glossário Letra M
Glossário Letra M
· Macedónia
Mistura de frutas ou legumes cortados em quadradinhos. O nome é alusão à conquista de pequenas zonas realizadas pelo Alexandre, o Grande.
· Macerar
Introduzir um ingrediente num líquido aromático a fim de o tornar mais saboroso e tenro.
· Maionese
Molho que consiste numa emulsão de gemas com azeite e que pode colocar outros temperos, como o vinagre, mostarda, sal, pimenta, sumo de limão, ervas, especiarias, etc.
É a base de um conjunto de molhos frios.
· Manié
Manteiga trabalhada com farinha em partes iguais. Sendo a sua dispersão imediata em contacto com o calor, serve para engrossar rapidamente qualquer preparação.
· Marinar
Cobrir um alimento com líquido que contém obrigatoriamente vinho ou vinagre, além de outros ingredientes, como as especiarias e ervas, a fim de o tornar mais tenro e saboroso.
· Marmalade
Palavra Inglesa que designa uma geleia de laranja a que são adicionadas cascas de laranja cortadas em juliana finíssima. Diz-se que foi inventada por uma governanta francesa de Maria Stuart. Devido à sua debilidade, a celebre rainha Escocesa era conhecida pelo nome de Maria Malade, onde derivará a palavra marmalade.
· Marmelada
Puré de marmelo cozido com açúcar em partes iguais com o fim de conservar a fruta.
É uma especialidade regional Portuguesa, sendo a mais celebre a de Odivelas. Pode ser branca ou vermelha.
· Marrasquino
Licor fabricado a partir de cerejas selvagens, muito utilizado em Itália. Difere do Kirsch por lhe ser adicionado mel e pelo facto de os caroços serem esmagados junto com o fruto.
· Marsala
Vinho Italiano da Sicília, muito conhecido, semelhante ao nosso vinho da Madeira e ao Xerez.
· Massapão
Massa feita de açúcar e amêndoa moída muito utilizada em pastelaria antiga e moderna e que é a base da pastelaria Algarvia, onde é conhecida por massa de amêndoa.
· Mazagran
Bebida composta de café, água, açúcar, limão, rum e cubos de gelo.
· Merengue
Preparado de claras batidas com açúcar, provavelmente criado pelo cozinheiro suíço Gasparini. Diz-se que Maria Antonieta era uma verdadeira especialista na preparação de merengue. A massa de merengue pode apresentar-se sob forma de bolo seco, conhecido entre nós como suspiro.
· Meunière, à la
Maneira de cozinhar determinados peixes. Passam-se por farinha, fritam-se em pouca gordura e temperam-se com salsa, sumo de limão e a gordura em que foram fritos, normalmente manteiga
· Mexidos
Dizem-se de ovos cozinhados num creme espesso com uma gordura e cujas gemas e claras foram completamente misturadas.
· Mignonnette
Pimenta em grão moída grosseiramente na hora.
· Milanesa
Alimento panado e frito cujo panado foi adicionado uma parte de queijo ralado.
· Mil-folhas
Bolo parisiense, de grandes ou pequenas dimensões, feito em massa folhada recheado com creme
· Minestrone
Sopa Italiana muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e que leva, obrigatoriamente, arroz ou massa e também um pouco de toucinho.
· Moka
Variedade de café da região de Moka, na Arábia, excepcionalmente perfumado.
A essência extraída deste café ou a infusão feita com os grãos servem para aromatizar e colorir bolos e cremes.
O nome Moka foi democratizado e chama-se bolo, ou creme moka aos bolos que levam café.
· Molho Inglês
Nome por que é conhecido em Portugal um molho da cozinha inglesa, o molho Worcester. A receita comercial não é muito conhecida, mas sabe-se que leva vinho do Porto, sumo e raspas de Limão, especiarias. etc.,
· Mornay
Molho Béchamel a que se adicionou queijo ralado. Serve geralmente para gratinados.
· Mostarda
Grãos de várias plantas que têm em comum um sabor e um aroma muito intensos e semelhantes. É um dos condimentos mais antigos e apreciados.
· Moussaka
Prato da cozinha do Médio Oriente e Grécia, constituído por carne de borrego, beringelas e tomate, sempre condimentado com azeite, cebola e ervas.
· Mousse
Nome atribuído a diversas preparações culinárias frias, geladas e raramente quentes, doces ou salgadas. Têm em comum uma consistência leve e cremosa que lhe advém geralmente da adição de claras ou natas batidas em castelo.