Glossário Letras N, O e P

Glossário Letras N, O e P

Glossário Letra N

·         Niçoise

Conhecida salada típica da Côte d’Azur, cuja composição varia ao longo do ano, mas tem como ingredientes principais, a batata cozida, o tomate, as anchovas e azeite.

 

·         Noisette

Designação de um ponto de cozedura da manteiga (cor de avelã) que serve para temperar pratos de peixe.

 

 

Glossário Letra O

 

·         Omeleta

Preparação de difícil confecção de ovos batidos e fritos que se enrola em forma de trouxa. As omeletas servem-se simples ou recheadas devem apresentar-se louras por fora e quase líquidas por dentro.

 

·         Osso Buco

Prato da cozinha Italiana confeccionado com bocados com bocados de chambão, é celebre o de Milão. Entre nós, a carne mais usada são as rodelas de chambão que incluem músculo, osso e tutano.

 

 

Glossário Letra P

 

·         Paella

Frigideira de fundo ligeiramente abaulado onde se prepara o arroz à valenciana.

 

·         Panar

Envolver um alimento em pão ralado antes de fritar, saltear ou grelhar.

 

·         Panqueca

Aportuguesamento da palavra inglesa pancake, que designa uma bolacha de massa muito semelhante à do crepe, mas de menores dimensões e mais espessa.

 

·         Parmentier

Cozinhado que contém obrigatoriamente batatas, em honra de Parmintier, militar, farmacêutico e agrónomo a quem se deve a divulgação do referido tubérculo na Europa.

 

·         Parmesão

Variedade de queijo italiano dos arredores de Parma, muito utilizado sobretudo em gratinados.

 

·         Pasteurizar

Acção de aquecer um líquido a uma temperatura entre 70 e 80ºC, seguida de um arrefecimento brusco. Tem como finalidade assegurar a conservação dos alimentos por um período longo de tempo.

 

 

 

·         Pâté

Em sentido estrito, preparação de carne ou peixe ligados entre si por um puré ou creme com teor elevado de elementos gelatinosos.

 

·         Paupiette

Escalope de vitela ou de vaca barrado de um dos lados com um recheio e depois enrolado e estufado.

 

·         Pickles

Condimentos de origem inglesa composto por diversos legumes branqueados, conservados em vinagre e aromatizados com ervas e especiarias.

 

·         Pie

Caixa de massa recheada com um preparado doce ou salgado, confecciona-se com massa quebrada embora também se possa fazer com massa folhada.

 

·         Pilaf

Modo de cozer o arroz no Médio Oriente. Consiste em fritar o arroz num refogado de cebola e gordura de modo a torna-lo transparente.

 

·         Polme

Massa líquida composta por farinha, água, leite ou cerveja e ovos na qual se envolvem pequenos alimentos, cozidos ou não, que posteriormente são fritos.

 

·         Praline

Preparação á base de amêndoas e açúcar em caramelo semelhante ao nougat. Difere deste porque no final são reduzidas a pó, muito utilizada na decoração de bolos.

 

·         Profiterole

Pequeno chou que se serve recheado com um creme. O nome advém-lhe do facto de as suas pequenas dimensões permitirem o aproveitamento (profiter) dos restos de massa cozida que sobra sempre nas pastelarias.

 

·         Provençal

Cozinhado obrigatoriamente condimentado com tomate, alho, tomilho, azeite, que caracterizam a cozinha da Provença.

 

·         Pudim

Preparado doce ou salgado, de consistência macia e húmida, enformado pela acção do frio ou do calor.

 

Ervas Aromáticas 1 - Segurelha

Ervas Aromáticas 1 - Segurelha

Glossário Letra M

Glossário Letra M