Dicas de Culinária - Como Conservar Leguminosas

Dicas de Culinária - Como Conservar Leguminosas

Dicas de Culinária - Vamos Conservar Leguminosas

Quem nunca comprou um frasco de feijão ou grão enlatados? Todos e muitas vezes.

Mas comprar a granel é mais barato, mais sustentável, mais saudável e podemos resolver os problemas das digestões.

Apesar de terem má fama pela má digestão que provoca em algumas pessoas, as leguminosas são superalimento. Pois elas têm hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais. Nem sempre lhes damos o seu devido valor e também nem sempre as sabemos conservar.

Em mercados ou feiras, compre as leguminosas na sua própria estação. Agora está na altura. Já foram colhidas e secas, prontas a serem vendidas.

Leguminosas_b.jpg

Vamos ver como as podemos conservar. Quando compro ou me dão muita quantidade coloco meio kilo em cada saco de congelação e congelo, sem serem lavadas. Nada mais simples.

Quando preciso de as consumir: Retiro do congelador e coloco a demolhar durante a noite. Sim as leguminosas em geral precisam de ser demolhadas tornando-as mais digestÍveis pois estamos a neutralizar todos o processo de germinação

Para quem continua com queixas com a sua digestibilidade, na água junte uma folha de alga kombu, ou uma folha de louro. Lave bem as leguminosas antes de as pôr de molho para retirar todas as impurezas. Nunca use a água da demolha para as cozer.

Depois coza em água abundante, se quiser junte de novo as algas ou a folha de louro, e deixe cozer, tempere com sal só no fim.

De seguida ou utiliza as leguminosas, ou deixe arrefecer.  Coloque-as em frascos previamente esterilizados, com a água da própria cozedura e volte a congelar. Duram 6 meses.

Bom Apetite.

 

 

Diferenças entre Gamboas e Marmelos

Diferenças entre Gamboas e Marmelos

Dicas de Culinária - Como Conservar as Folhas de Ervas para Infusões e Tisanas

Dicas de Culinária - Como Conservar as Folhas de Ervas para Infusões e Tisanas