Gelado de Arroz Doce

Gelado de Arroz Doce

Os gelados são sem dúvida uma óptima sobremesa. Refresca-nos e ao mesmo tempo saciam-nos daquele apetite de doce que por vezes nos ataca.

Se há sobremesa de que gosto, uma delas é o arroz doce. Talvez porque em casa da minha mãe e avós se fazia muito, muitas vezes sem ovos e de cortar à faca. Cresci com o arroz doce.

Em Lisboa na Av. De Roma há uma gelataria que tem, entre outros, gelado de arroz doce. Claro sempre que podia lá ia eu comprar, para comer na hora, e para levar para casa. Durante muito tempo andei a magicar como seria feito. Experimentei, pesquisei, inventei, e no final fiz uma receita de gelado de arroz doce que, modéstia á parte, não fica a dever nada ao outro onde me inspirei. Este gelado já foi feito de duas maneiras. Uma bater, num processador, depois de feito e antes de ir à máquina. E outra como a receita que vos trago, não bater, deixar os bagos do arroz doce. Gosto mais desta versão.

Espero que gostem

Gelado de Arroz Doce

Ingredientes:

150 gr de arroz próprio para arroz doce, ou carolino

300 gr de açúcar

200 ml de natas

100 ml de água

1 litro de leite gordo

1 casca de limão

1 pau de canela

6 ovos

1 pitada de sal

1 c. de sopa de farinha de arroz

Canela para polvilhar

Preparação:

Comece por fazer o arroz doce. Num tacho coloque a água, o arroz, o sal, a casca do limão e o pau de canela, deixe a água evaporar, sempre a mexer. Junte o leite morno, baixe o lume e deixe cozer lentamente, mexendo para não agarrar no fundo.

Quando o arroz estiver cozido, junte as natas, mexa. Adicione o açúcar.

Á parte numa taça coloque as gemas, com a colher de farinha, mexa bem, junte um pouco do arroz doce, envolva. Retire o tacho do lume e em fio junte as gemas ao arroz, sempre a mexer.

Deixe levantar fervura, apague o lume e deixe arrefecer completamente.

Bata as claras em castelo firme. Retire a casca e o pau de canela. Envolva delicadamente as claras ao arroz.

Coloque o preparado numa máquina de gelados e siga as instruções.

Sirva polvilhado com canela.

Bom Apetite.

Dica: Se não tiver máquina de gelados, leve o preparado ao congelador num recipiente hermético. Ao fim de uma hora mexa com um garfo, por duas ou três vezes, para não deixar o gelado cristalizar.

Mimosa de Melancia

Mimosa de Melancia

Salada Grega

Salada Grega