Chutney de Pimento Encarnado

Chutney de Pimento Encarnado

Estes pimentos chegaram cá a casa, oferta de amigos, e sabe sempre bem ver que se lembram de nós.

Os da horta já acabaram a algum tempo, e a época dos pimentos chegou ao fim.

Não gosto de os comprar fora da época, pois ou são de estufa ou não são do nosso País. Então é preciso conserva-los para o Inverno, como as formiguinhas.

Congelados ao natural, em pickles, em compotas, assados em conserva e em massa de pimentão, são algumas das formas de conservar.

chutney de pimentos encarnados foto.JPG

Há várias variedades de pimentos, suaves e doces, picantes ou muito picantes.

Na sua cor também há variedade, verdes, encarnados, amarelos e até laranjas, já para não falar das formas que os mais picantes têm.

O que tradicionalmente chamamos pimentos e que comemos em saladas são os doces e mais suaves. São ricos em vitaminas C e são muito versáteis na culinária.

Podem-se rechear, usam-se assados para saladas simples, ou para saladas com mais misturas, como os italianos e franceses fazem como ninguém.

Podem-se usar em sopas de peixe, refogados, em compotas, chutney’s e muito mais.

Como vêm é um legume bastante utilizado na cozinha e com várias utilizações.

Se como eu gostar de uma boa tábua de queijos, a começar ou a terminar uma refeição, então vou fazer a receita ideal para si. Se gostar como eu, de acompanhar carne assada ou grelhada com compotas sejam doces ou salgadas, então vou fazer a receita ideal para si também.

Gosto de fazer compotas doces para no inverno as utilizar em pratos ou simplesmente numa torrada ou em pão quente.

Mas também gosto, e muito, de ter chutney’s de vários frutos e legumes pois a variedade de utilização é imensa.

Espero que gostem

Chutney de Pimentos Encarnados

8 pimentos encarnados

Azeite q.b.

2 cebolas roxas

1 raminho de alecrim fresco

2 folhas de louro

2 paus de canela

100 gr de açúcar mascavado

150 ml de vinagre balsâmico

100 ml de vinagre de sidra

1 malagueta

½ chávena de sultanas pretas

Sal q.b.

Pimenta preta q.b.

Preparação:

1.       Comece por assar os pimentos no forno a 180º, coloque os pimentos em cima da grelha e coloque o tabuleiro do próprio forno por baixo para escorrer o molho. Se puder assa-los no carvão tanto melhor.

2.       Quando estiverem assados coloque-os num saco de plástico e deixe arrefecer, depois retire a pele e as sementes.

3.       Corte-os ás tiras pequenas e coloque-os num escorredouro para escorrer o molho, mas não deite fora. Pique-os grosseiramente numa Bimby ou num processador de alimentos, reserve.

4.       Num tacho leve o azeite, junte a cebola picada, o louro, a canela, o alecrim. Tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando durante 20 minutos até as cebolas estarem douradas.

5.       Junte ao tacho os pimentos, a malagueta com poucas sementes (se não gostar dos chutney’s muito picantes), o açúcar, as sultanas e os vinagres. Deixe cozinhar até ter a consistência de compota grossa. Se precisar de mais liquido junte o molho dos pimentos.

6.       Retire o pau de canela e as folhas de louro. Coloque em frascos previamente esterilizados, vire-os de cabeça para baixo até arrefecer.

Depois delicie-se durante o inverno com este petisco.

Bom Apetite.

 

Bolo Invertido de Dióspiro

Bolo Invertido de Dióspiro

Legumes Assados no Forno com Queijo Feta

Legumes Assados no Forno com Queijo Feta